quinta-feira, 19 de abril de 2012

Humildade, a Qualidade do Servo


A revista alemã "Focus" publicou uma reportagem sobre o tema "Eu, eu, eu". Ela tratava do culto ao eu – que aumenta cada vez mais em meio à nossa população – no qual cada um se considera cada vez mais importante. Cresce a sociedade que quer levar vantagem em tudo, que não recua diante de nenhum meio para alcançar seus objetivos. A pergunta é: "Será que este tipo de comportamento já não está dentro da igreja também?"

Existe uma busca desenfreada por grandeza e alta posição ultimamente. Até alguns discípulos de Jesus estavam pleiteando os melhores lugares ao lado do Mestre já naquela época. Jesus, entretanto, ensina os valores do Reino aos discípulos: “Pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve”. (Lc 22.26). 

O que vem a ser Humildade?
Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
Por humilde também se pode entender a pessoa que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. 

Em Jesus, humildade é resultado direto da revelação da "Graça de Deus" que cada cristão possui.
Humildade é o senso de capacidade que permeia a consciência de um cristão quando este contempla a superabundante "Graça de Deus" em contraste com sua desvalia, culpa e inaptidão. 

É a humildade que faz com que a religião não seja rígida, nem pesada, mas simples. É a humildade também que permite alguém se dispor a servir o outro. É a humildade que permite o cristão não se ofender e nem revidar, e voltar a face ao que fere. É a humildade que nos leva aceitar um lugar inferior àquele que julgamos merecer e silenciar a respeito dos nossos méritos.

“Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos”. Fp 2.3

Assim como a pessoa honesta não fala de sua honestidade, a pessoa pura não fala de sua pureza, também a humilde não discute a humildade, pela simples razão de que a humildade não possui consciência de si mesma. 

D.L. Moody disse: "A pessoa humildade não pensa nem um pouco sobre si mesma. O humilde não sabe que é humilde".

A humildade guia a pessoa ao sucesso. Se alguém presume que conhece bem alguma coisa quando na realidade, nada sabe, está perigosamente encobrindo sua ignorância e confusão. Aquele que sabe tudo, nada aprende, e por isso, apenas uma atitude humilde cria as condições para receber conhecimento e capacidade que levam ao sucesso.

Em 2 Timóteo 2:24,25 ... Paulo diz: "servos do Senhor não viva a contender, mas sim, sejam brandos para com todos, apto para instruir, paciente; disciplinando com mansidão os que se opõem"

O líder que busca ser semelhante a Cristo não pode dar lugar a uma arrogância pomposa, procurando projetar a si mesmo. Jesus disse: ".. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas" (Mt 28:30)


Pelo poder de Cristo, temos de evitar toda forma consciente de elitismo, distinção de classe e autopromoção. Jesus é o nosso maior exemplo de Servo! "Ele se esvaziou de si mesmo, tomou a forma de servo, e mesmo sendo Deus, não julgou por usurpação ser igual a Deus". (Fp 2:5-7)


Certa vez os doze apóstolos estavam reunidos para celebrar a última páscoa. Era comum, haver ali um servo ou escravo para lavar os pés dos convidados, mas nessa ocasião não havia ninguém. Pedro não se ofereceu para fazê-lo, nem João e nem Tomé. Todos tomaram seus lugares, reclinando-se ao redor da mesa. Então, Jesus se levantou, tirou a túnica, pegou uma toalha e cingiu-se com ela e passou a lavar os pés dos discípulos! (João 13)


Se líder é aquele que serve. Cristo é o exemplo máximo de liderança. Ele veio para servir!

"Simular humildade é ser soberbo." (Santo Agostinho) 
"A falsa humildade é puro orgulho." (Blaise Pascal) 
"O orgulho divide os homens; a humildade une-os" (desconhecido)
"Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza" (Benjamin Frannklin) 

Já orgulho começa no coração. O orgulho é algo sorrateiro, que entra devagarinho em nosso coração, mudando nossa motivação e mudando a base de nosso querer e de nosso agir. Em geral não usamos de violência para chegar mais à frente. Tudo começa muito sutilmente, nos insinuamos com cuidado. Fazemos um jogo duplo com outros, colocando o olho nos melhores lugares. 


A Bíblia diz: "Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e, sim, aquele a quem o Senhor louva." (2Co 10:18). Diz ainda: "Deus dá graça aos humildes, mas resiste aos soberbos! (Tg 4:6)

Conclusão: A pessoa humilde está livre do orgulho e arrogância. Antes, coloca-se em posição de submissão a outros, e é prestativa e cortês. Somente aquele que assume uma posição de servo e deixa Cristo derramar continuamente seu poder nele, está capacitado para exercer uma influência especial sobre um grupo, de modo a conduzi-lo a metas permanentes.

É imprescindível assumir uma atitude como João Batista teve, quando disse, olhando para Jesus: "Convém que ele cresça e que eu diminua" (Jo 3.30).

Em busca de humildade, 

Pr. Rogério Ferreira
(trecho adaptado do livro: Seja um líder de Verdade)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Liderar sem Amor é Ditar Apenas


O amor é o princípio de toda relação de paz. É o vínculo da perfeição! 
A maneira como expressamos Deus para as pessoas à nossa volta é somente através do Amor.
Napoleão Bonaparte disse: "Alexandre, César, Carlos Magno e eu fundamos grandes impérios, mas todos através da força. Somente Jesus Cristo fundou o seu Reino através do Amor". E como sabemos, é o único que prevalece!

A DIFERENÇA DO CHEFE E DO LÍDER 
O líder guia o seu povo. O chefe diz ao seu povo: "façam desse jeito e se não estão fora".
O líder serve as pessoas. O chefe coloca as pessoas à seu serviço.
O líder tem autoridade e permissão da equipe para guiar. O chefe tem poder para comandar.
O líder caça acertos e boas idéias. O chefe caça erros e culpados.
O líder inspira as pessoas a fazerem. O chefe manda as pessoas fazerem.
O líder é flexível e benigno. O chefe é rígido e arbitrário.
O chefe governa pelo medo, pela imposição da sua autoridade. O líder, entretanto, governa pelo amor, pela conquista e respeito adquirido que fortalece sua autoridade.

O AMOR DISTINGUE O VERDADEIRO LÍDER DAQUELE QUE É DITADOR. 
Existe grande parte dos chamados líderes hoje, que não são verdadeiros líderes, mas apenas detentores de poder. Quantos no Reino de Deus, continuam querendo liderar por força, por imposição e por medo?

Como o líder precisa imitar Cristo, ele devia saber demonstrar amor melhor que seus seguidores.
O amor "ágape" é divino. Jesus é a expressão exata do tamanho e da profundidade do Amor de Deus! O amor é ativo. Requer expressão. Nunca é passivo. O amor é serviço, exige sacrifício. Não apenas manda e espera que os outros façam. Quem ama se envolve, porque tá disposto a se entregar por completo. O líder que se espelha em Cristo ama a Deus, a si mesmo e ao seu próximo. É emocionalmente são porque é espiritualmente sadio.

Um conhecedor da Lei certa vez perguntou a Jesus: "Mestre, qual é o grande mandamento da Lei? Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. O segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! (Mt 22:36-39)"

O Amor para com Deus deve ser exclusivo: "de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento". Jesus estava dizendo que devemos amar a Deus com a totalidade do nosso ser. O Amor para com o próximo está intimamente ligado ao Amor de Deus em nossas vidas. Ninguém dá o que não tem. "Trate sempre os outros como a iguais". Só porque Deus nos coloca numa posição de liderança, isso não significa que ele nos tenha feito melhores do que os outros. Devemos observar as palavras de Paulo... "Não pense de si mesmo, além do que convém...(Romanos 12:3)"

Diga sempre palavras de elogio e incentivo. Tais palavras edificam o amor próprio e seu relacionamento com os outros. As críticas e o desencorajamento, matam o entusiasmo e o amor dos outros.

Coloque os outros em primeiro lugar, antes de você. Essa foi a verdadeira marca de Cristo no seu ministério terreno. Devemos considerar que para expressar o amor, precisamos da plenitude do Espírito Santo habitando em nós.

"Sentiremos também este seu amor afetuoso em todo o nosso ser, pois Deus nos deu o Espírito Santo para encher nossos corações com o seu amor" (Romanos 5:5 Bíblia Viva)


Amar a Deus e ao próximo é uma ordem de Jesus para todos os crentes. Mas isso é particularmente importante para os líderes. É o líder que motiva seus seguidores a se moverem para aquilo que é beneficamente permanente e importante. Só o amor permanece.

"Agora permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; porém o maior destes é o amor! (1Co 13:13)"

Paulo disse que o amor é dom supremo, um caminho sobremodo excelente! É maior e mais importante que o dom de línguas, que a ciência e até mesmo maior que a fé. Ele diz aos Coríntios:


"O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda o rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra, quando a verdade triunfa.
Se você amar alguém, será real para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa. Todos os dons e poderes especiais que vêm de Deus terminarão um dia, porém o amor continuará para sempre. (1Co 13:4-8a - Biblia Viva) 

A prática do amor é sumamente importante para o líder porque ele lida com pessoas. Diferente do mecânico que lida com coisas, do arquiteto que lida com idéias, o líder lida com pessoas. E os seres humanos precisam ser tratados com amor!

Para o verdadeiro líder, praticar amor não é uma coisa que ele aspire só para si. Ao contrário, ele quer também instilar amor na vida daqueles que o seguem.
O Fruto do Espírito são todos expressões do Amor de Cristo no crente (Gl 5:22,23)

- A alegria é a música do amor.
- A paz é a harmonia do amor.
- A longanimidade é a resistência do amor.
- A benignidade é o serviço do amor.
- A bondade é o comportamento amor.
- A fidelidade é a medida do amor.

A liderança exercida em amor funciona. É o líder se dando aos outros para transmitir graça, força e ajuda. A liderança firmada sobre essa base nunca irá fracassar!

Ame.

Pr. Rogério Ferreira
(um trecho adaptado do livro: Seja um líder de Verdade)

Link