domingo, 25 de agosto de 2013

Consolidação se dá através do Ensino


“O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.” (Lucas 6:40)
“E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.” (Lucas 9:1-2)

Todo discípulo que for bem instruído será como seu discipulador. A Bíblia fala que quando Jesus lançou o Ide, Ele abordou o ensino. Nós só fazemos discípulos pelo ensino. O ensino é uma estratégia extremamente forte na consolidação.

Quando Jesus levantou os 12, a única coisa que Ele Se preocupou foi ensinar os princípios aos discípulos. O ensino sempre foi forte para o povo de Israel. Quando Deus tirou o povo do Egito, Ele colocou no coração de Moisés a necessidade do ensino; o povo precisava ser ensinado. Para você ser um líder bem-sucedido, você precisa estudar a Palavra. Para seus discípulos serem fortes e maduros você precisa consolidá-los na Palavra.

O ensino é algo primordial para Deus. A relação entre mestres e discípulos era algo comum no mundo antigo, tanto no mundo grego, quanto na realidade hebraica. Eles se ajuntavam e se reuniam em grupos e havia o ensino. O ensino é visto na Bíblia como uma ordem. Deus ordena ensinar. A sua célula não é para você se ajuntar uma vez por semana para bater papo. O propósito da célula é para que haja ensino. Temos o tempo de comunhão, mas muitas vezes saímos do foco e o ensino da palavra não é consolidado naquela célula.

Se você quer ter uma família bem-sucedida, filhos bem-sucedidos, o ensino tem que ser forte. A mesma coisa é com os discípulos. Onde você estiver com seu discípulo, você precisa ensinar. Durante todo o período bíblico, o ensino era bem consolidado no lar. Os pais sempre se preocuparam com o ensino. E assim também foi com o ministério de Jesus. O ministério de Jesus consistiu no ensino.
O ensino nos forma e nos transforma...

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (II Timóteo 3:14-17)

Paulo estava dizendo a Timóteo que deveria permanecer no ensino que recebeu. O ensino quebra cadeias. Às vezes, nos preocupamos para levar os discípulos para o Encontro para fazer libertação, mas a libertação ocorre na célula mesmo, durante o ensino da Palavra, porque as cadeias da alma são quebradas, as estruturas da alma são modificadas pelo ensino da Palavra.

Paulo lembrou a Timóteo que ele deveria se lembrar dos ensinos que ele recebeu da mãe e da avó. Ele disse que a Escritura era que faria de Timóteo uma pessoa sábia. A Escritura é útil para o ensino, para a repreensão, a correção (2Timóteo 3:16). Ensine a Palavra, pois a própria Palavra é quem traz repreensão e correção. Ensine! Ensine!

Se você quiser ser perfeito e habilitado, aprenda a Palavra. O seu discípulo precisa ser habilitado e isso é possível através do ensino da Palavra na célula. Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se você quer discípulos libertos e curados, você alcançará isso pelo ensino da Palavra, pois a unção do ensino quebra o jugo.

O ensino precisa ter vida santificada. Nós ensinamos com a nossa vida. É muito fácil fazer um discurso bonito, mas se você não tem vida, seu ensino será morto. O seu ensino precisa ter vida. Você precisa ter um testemunho vivo da Palavra.

A Bíblia fala em Atos, onde os discípulos iam, os outros sabiam que aqueles discípulos haviam estado com Jesus, porque as suas vidas expressavam o modelo de vida que Jesus deixou. No ide, vemos também que Jesus nos entrega autoridade. Se você viver uma vida santificada, a autoridade de Deus estará repousando sobre sua vida. A Bíblia fala que a unção dessa autoridade foi passada para a vida dos discípulos. É no nome de Jesus que recebemos essa autoridade (Lucas 12:1). Ele convocou e deu poder e autoridade. Mas só recebe poder e autoridade quem tem vida para transmitir esse ensino. Ensine com autoridade, ensine com sua própria vida. 

Neste ano, foram decretados milagres. Isso pode ser algo natural na nossa vida. Todos os dias é preciso acontecer cura na sua célula. Os milagres seguirão você, porque você terá uma vida de autoridade. Estamos debaixo da unção de milagres e isso deverá ser comum em nossa vida.

Jesus escolheu os 12 e os chamou de Apóstolos. Você não é só um 12, você é apostólico. O manto apostólico está sobre sua vida. É hora de você mudar de vida e andar com autoridade. É hora de caminhar debaixo de nova maturidade, sendo um discípulo responsável, caminhando em fidelidade à Palavra de Deus. Você tem por obrigação ser fiel. Imagine se alguém for enviado e lá ele não for fiel ao que recebeu...

Os Apóstolos ensinavam apenas sobre Jesus. Se você sair dos princípios da Palavra, não terá sucesso em nada. Todo Apóstolo é enviado para consolidar a doutrina bíblica, a sã doutrina.
O Apóstolo tem manto para transformar territórios. Deus lhe deu autoridade para transformar o território que você está por causa do manto apostólico. É hora de maturidade. Não somos mais bebês que tomam leite, nós já nos alimentamos com alimento sólido.

Em Efésios 2:20, vemos que a Igreja foi fundamentada em cima do ensino dos apóstolos e do ensino profético. Hoje a Igreja tem restaurado os 5 ministérios. Você precisa ser profeta de Deus na sua casa, na sua célula. Você tem que ser profeta e declarar a Palavra de Deus. Seja profeta, mas não deixe de ensinar.

Em Atos 6:2, vemos que os Apóstolos começaram a se preocupar com a organização da mesa da ceia, da igreja, mas em um determinado momento, eles compreenderam que não poderiam se apartar do ensino da Palavra. E para as outras funções, levantaram os diáconos.

Não se aparte da Palavra. Não deixe de ensinar a Palavra. Se você ensinar bem seu discípulo, ele será também um mestre na Palavra.

No amor, 

Ap. Rogério Ferreira

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Consolidação, a estratégia da conquista


Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça. João 15:16a

Consolidar é fazer com o que fruto permaneça em Jesus. Na consolidação existem etapas, fases. O discípulo, o novo convertido, tem que se permitir ser consolidado. Nada acontece com aqueles que têm o coração fechado para Deus e para o líder. Não existe consolidação com portas fechadas. Não existe consolidação para discípulos de coração fechado.
A consolidação permite o líder entrar na vida da família, do homem, da mulher, do jovem, da criança, formando discípulos para Deus, assim como Jesus nos ensinou que Ele fazia discípulos para o Pai.

A consolidação é uma construção de história
Toda consolidação constrói história na vida do discípulo. A consolidação é o tempo todo. Sempre estamos consolidando, ensinando, porque o ensino é contínuo. Consolidar é uma proposta de orientação.
Quem quer ser consolidado, quer ser orientado. Os que não querem ter uma direção da parte do líder, vão apenas perder tempo e roubar o tempo do líder. Como líder, peça a Deus discernimento para reconhecer quais são os discípulos que abrem o coração para receber o poder do Evangelho através da consolidação.

A consolidação tem um manto de resposta
A consolidação é uma chamada que promove ao discípulos o manto da resposta. Eles entram em mudança de mente, de linguagem, postura... em tudo que fizerem mostrarão que não são mais os mesmos.
Há uma multidão de pessoas que hoje estão na Festa da Carne, mas ano que vêm estarão mergulhados em nossos Encontros de Consolidação. Este é o ano do nosso milagre e os discípulos vão responder neste desatar de fé.

Consolidação é um desatar de fé
Como é bom ver os discípulos que eram da razão passando a se mover na fé, falar por fé e viver agradando o coração de Deus. Quem tem fé agrada o coração de Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus. Então, os discípulos precisam aprender a se mover por fé. Ao abrir a boca, precisarão se mover por fé.
Os discípulos quando são desatados em fé, acreditam que se dizimarem, ofertarem e primiciarem vão prosperar. Isso é um ato de fé.

A consolidação é vencida nas regiões espirituais. As pessoas estão presas e algo precisa ser rompido, e isso acontece através da consolidação. Quando o líder ora, jejua, ensina, ele toma a causa do discípulo, entra nas regiões espirituais, vence e ensina os discípulos a fazer a mesma rota.

Princípios de Consolidação
. Abençoar o discípulo. Na boca do consolidador, deve haver palavras de vida.
. Orar por libertação e cura especificamente. Detecte as áreas e entre com libertação e cura.
. Lembrar diante do Pai as promessas. Deus lhe deu promessas de uma descendência poderosa na terra. Essa descendência será gerada pelo poder da consolidação.

Atos 14:22 mostra três atitudes de Paulo ao voltar a Antioquia

1. Fortalecer a alma dos discípulos
O líder tem na boca decretos que podem fortalecer a alma dos discípulos. Palavras de vida devem jorrar da sua boca, líder. Deus vai colocar a palavra correta na sua boca, palavra de motivação, alegria, ressurreição, cura, libertação para promover a maior consolidação da história.

2. Exortá-los na fé
Os discípulos precisam entender que no Senhor o trabalho não é vão. Devemos fortalecê-los na fé, na doutrina, na verdade. É importante fazê-los sempre se apegar com mais firmeza às verdades já ouvidas e jamais esquecer do ensino recebido no discipulado pessoal (Hb 2:1,2)

3. Ensiná-los que através da guerra alcançariam o Reino
Devemos mostrar aos discípulos que através de muita guerra nos importa entrar no Reino de Deus. Quanto maior é a guerra, maior é a vitória. Os discípulos precisam aprender essa verdade. Vivemos em meio a uma guerra espiritual para impedir as pessoas de receber a Palavra de Deus e sair do pecado. Paulo mostrou aos discípulos que em meio às guerras, eles seriam mais que vencedores, assim como ensinou aos romanos.
Paulo foi um grande consolidador. Ele levou aos gentios o Evangelho, através do poder da consolidação. 

Deus te use poderosamente para consolidar muitas vidas para Cristo!

Ap. Rogério Ferreira


Link