domingo, 1 de setembro de 2013

Vença os Gigantes da sua Alma


A historia de Davi e Golias é muito conhecida e está cheia de ensino que se aplica para nós hoje. Todos temos gigantes em nossa vida que devemos enfrentar e vencer. As escolhas são importantíssimas em nossa vida. São as escolhas que determinam o nosso futuro. Nossas escolhas podem trazer alegria ou muita frustração. Então, vamos aprender algumas lições com a história de Davi e Saul.

Deus deixou o homem escolher o que fazer. É o que chamamos de livre arbítrio! Ou escolho desobedecer a Deus e sofro prejuízos ou escolho obedecer a Deus e ser abençoado por Ele. Nossas escolhas determinam as bênçãos de Deus sobre nossas vidas. Se eu escolho buscar a Deus ou não. Se eu escolho ler a Palavra ou não. Ter esse amigo, ou não, enfim tudo é uma escolha.

E os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que está em Judá, e acamparam-se entre Socó e Azeca, no termo de Damim. Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus. E os filisteus estavam num monte de um lado, e os israelitas estavam num monte do outro lado; e o vale estava entre eles. Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo. 1 Samuel 17:1-4

O diabo sabe que Deus tem planos maravilhosos pra você. E ele sabe que tudo depende das nossas escolhas. E por isso satanás coloca um Golias à sua frente para te amedrontar. Satanás quer nos intimidar. Ele se apresenta como invencível à nossa frente.(Ex: você pensa jamais vou conseguir vencer. Parece impossível eu melhorar de vida. Ninguém prospera na minha família. Enfermidades. Doenças. Problemas em cima de problemas) Tem coisas que parece impossível aos nossos olhos. Existe um gigante, algo que parece intransponível. Pode ser grande, mas não é invencível. Creia em Deus!

Saul era um homem que já tinha enfrentado muitas batalhas. Ele era um militar antes de ser rei sobre Israel, mas ele olhou o Gigante e se abalou. Saul teve medo e ficou paralisado diante do Gigante. Saul não tinha uma vida com Deus. Por isso que ele apenas olhou para o natural, e viu o grande Golias.
Quantas vezes enxergamos tudo com olhos naturais apenas. No natural o laudo é de dificuldade, o diagnostico é de morte. O diabo coloca na mente que você não pode, você é pequeno, não vai conseguir. Os Golias começam a gritar na nossa cabeça e o que ouvimos consegue nos amedrontar.

Essa é uma grande lição! O que nos intimida nos controla. Se não vencermos Golias seremos escravos dele. Se você não vence os gigantes da sua alma, eles te escravizam! 

E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis. 1 Samuel 17:8-9

Temos que vencer os desafios. Vencer nossos medos. Satanás quer nos intimidar para nos controlar. Por isso precisamos nos posicionar em Deus e vencer. Olhe a estratégia do inimigo:

Mande um homem pra Lutar comigo – o diabo quer nos atrair para o campo dele
Não podemos acreditar nas mentiras do diabo. Nem mesmo ficar baseado no natural.
Mentiras do diabo tem acabado com muitas pessoas. – Não vai da em nada isso. Eu nasci pra ser infeliz..
Creia no que a bíblia diz que você é. Eu sou o que a bíblia diz que eu sou. Você é o que a Deus diz que você é e pode aquilo que Ele falou que você pode. Você é filho de Deus!

Acontece que durante 40 dias os filisteus se aproximavam e afrontavam os israelitas. Em todo tempo o povo estava ouvindo as afrontas... Se isso estiver acontecendo com você, se levante para lutar. Não aceite as mentiras de Golias. Você faz parte do exército do Deus vivo!

Entra em cena Saul e Davi. Qual foram as escolhas que eles fizeram?
Saul era rei mas ele tinha uma auto imagem negativa. Ele era medroso e tinha medo que as pessoas estivessem contra ele. Queria sempre aparecer. Queria sempre os aplausos. Era um homem orgulhoso.
Obedecer a Deus é uma escolha. Saul não quis dar ouvidos a Deus. Ele não foi um rei obediente. Não foi zeloso. Mas foi um rei cheio de orgulho. Saul viu o Gigante, teve medo e escolheu recuar.

E Davi era o menor; e os três maiores seguiram a Saul. Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém. 1 Samuel 17:14-15

Davi era o desprezado. Era o menor. Nem seu pai o valorizava. Deus porém, não olha como vê os homens, pois os homens olha a aparência, mas Deus olha o coração. Davi era obediente. Era responsável e cuidava das ovelhas e as mantinha sob proteção. Ele era um adorador. Tinha um coração temente ao Senhor e confiava em Deus. Davi não teve medo na hora da batalha. Ele ouviu a afronta do inimigo e se indignou.

Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? 1 Samuel 17:26

A diferença entre Saul e Davi era enorme. Davi confiava em Deus, não andava no natural. Ele era espiritual. Davi colocou no coração que ele iria vencer aquele gigante. Teve coragem. Ele foco nas coisas boas que tinha acontecido com ele. Você já parou pra pensar em quantas vezes nos focamos nas derrotas? Satanás quer que você fique escravo do seu passado, e preso às suas dores emocionais e traumas familiares que experimentou. O inimigo quer que sua alma viva cativa e oprimida, sofrendo com a raiva e o ódio de todas as decepções que já teve com as pessoas. Satanás quer que você viva sempre remoendo as coisas ruim que te aconteceram. 

Davi, porém, olhou para aquilo que lhe dava esperança. Teve atitude. Foi em nome do Senhor. Usou as armas certas. Nosso Gigante pode parecer grande. Até mesmo Difícil. Mas nosso Deus sim, Ele é Poderoso! Davi sabia quem era Deus. Porque ele tinha intimidade com Deus, Ele conhecia o poder de Deus. Ele sabia quem era o seu Senhor e o seu Pastor.

E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 1 Samuel 17:48-49

Davi foi pra cima daquele gigante e derrotou Golias com apenas uma pedra lançada pela funda. O gigante caiu e Davi venceu a guerra, removendo a desonra de sobre Israel. Davi acabou com o gigante.

Hoje você pode na força do Senhor derrotar os gigantes que estão atormentando a sua vida.
Escolha confiar no Senhor. Escolha lutar contra satanás. Escolha transpor as barreiras. Seja valente. Seja forte. Creia em Deus e na força do Seu poder. 


Vença os gigantes que se levantam contra sua vida. 
Vença os gigantes da sua própria alma!
Você é mais que vencedor em Cristo Jesus, que te amou. (Romanos 8:37)

No amor de Jesus, 

Ap. Rogério Ferreira

Link