terça-feira, 30 de novembro de 2010

Minha Fé no Trânsito da Cidade


"Atrás do anonimato do insulfilm”
A minha fé manifesta-se, mais vezes que gostaria de admitir, no trânsito.  A autenticidade da minha vida cristã, atrás do anonimato do insulfilme.  Nos momentos em que somos provocados por “barbeiros” e tentados a “defender nossos direitos”, especialmente de chegar 5 segundos mais cedo no próximo semáforo, é quando “o justo viverá pela sua fé” (Hb 2.4).


Mudar meus hábitos de pilotagem tem sido um projeto pessoal em minha vida nos últimos anos.  Sempre achei que Deus havia me chamado, como “professor/pastor”, a “dar um lição” aos outros motoristas na “auto-escola da vida”.  Mas, pela graça de Deus, pela vida de Cristo em mim (Gal 2.20), tenho progredido cada vez mais.  


Eu acho graça assistir alguns outros motoristas, talvez irmãos em Cristo, que publicamente proclamam sua crença em Cristo através de adesivos de carro, mas cujos hábitos de pilotagem colocam em dúvida sua profissão de fé:


“Esse carro ficará desocupado em caso de arrebatamento”
“Buzine se você ama a Jesus”
“Carro rastreado pelo Espírito Santo”


É hora dos motoristas cristãos se converterem, assim como os para-choques de seus carros!  E para aqueles que são chamados como líderes e exemplos para o rebanho do Senhor, é imprescindível que nossos hábitos no trânsito reflitam um coração transformado por Jesus: Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos...paciente (2 Tm 2.24).


Se somos o que somos quando ninguém nos vê; se revelamos nosso verdadeiro caráter no escuro, quando ninguém consegue ver quem está no volante—quem somos, de fato?  Assim como no lar, o trânsito tende a ser um lugar onde baixamos as máscaras e somos quem realmente somos.


Mas como mudar velhos hábitos de ignorância, ira e impaciência nos engarrafamentos e diante de pessoas egoístas que ultrapassam quilômetros de carros parados quando voam pelo acostamento?


Envolve uma renovação da minha mente, para não ser conformado ao egoísmo que norteia as leis de sobrevivência selvagem nas estradas, mas transformado pela vida de Cristo em nós!
Romanos 12:2 "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis  qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!".
Quando somos tentados a dar uma “cortada” no sujeito que nos cortou na rodovia.  Quando queremos falar algumas palavras escolhidas sobre o motociclista que arrancou nosso espelho no engarrafamento.  Quando aquela mulher passou na nossa frente e pegou o último lugar no estacionamento.  Quando o caminhão na nossa frente só anda 15 km por hora na longa subida, sem ultrapassagem.  É nesses momentos que carecemos da graça (e da paciência) de Jesus!
Mas hoje, Deus quer que cooperemos com Seu Espírito e Sua Palavra para que cada dia que passa nos tornemos mais parecidos com Seu Filho em atitudes, ações e pensamentos, para que Ele seja glorificado em nós—NO TRÂNSITO!

O livro de Provérbios nos traz grandes desafios neste sentido.  Alguns textos que podem nos ajudar a renovar nossa mente nas horas de tentação no volante incluem:

A ira do insensato num instante se conhece, Mas o prudente oculta a afronta (Pv 12.16)
O insensato expande toda a sua ira, Mas o sábio afinal lha reprime. (Pv 29.11)
O longânimo é grande em entendimento, Mas o de ânimo precipitado exalta a loucura. (Pv 14.29)

Antes de por um peixe ou adesivo “cristão” no seu carro, veja se os hábitos do velho homem não podem ser crucificados pelo poder da ressurreição de Jesus.  Na minha vida, sei que é uma obra em constante andamento.  Antes de buzinar se você ama a Jesus, que tal dirigir como Ele?
Fonte: Sepal

Tenha Atitudes de Vencedor!


Texto: Fp 2.5. “Sua atitude deve ser a mesma que a de Cristo Jesus” (tradução do original).

O modo como você pensa, sente e enxerga as coisas é no que consiste sua atitude. O que está diante de você e o que está por trás de você é muito pequeno comparado ao que está dentro de você. Você é um gigante de Deus!

Para viver como Vencedor você precisa evitar algumas atitudes:
* Abrigar ressentimentos                             
* Desencorajamento
* Auto-piedade
* Auto-rejeição (isolamento)
* Preguiça
* Sentimento de Incapaz.

TENHA ATITUDES DE VENCEDOR.

1)   Ser um Entusiasta ao invés de Pessimista - 2 Coríntios 8.17. 
“Tito aceitou a exortação e muito diligente partiu...
Entusiasmo pode ser definido como procurar a melhor solução possível e dirigir todas as energias para capitalizar naquele potencial.
Entusiasmo é uma ESCOLHA, ou uma determinação, para tirar o melhor de uma oportunidade.
É escolher ver as situações com excitação ao invés de ceticismo.
“Nada grande pode ser alcançado sem entusiasmo”.
Entusiasmo capitaliza sobre o potencial ao invés de tornar-se desencorajado pelos obstáculos. 

2)  Demonstrar Sinceridade ao invés de Hipocrisia– João 1: 47
Jesus disse a Natanael que ele era um homem sem culpa: não havia nada falso nele. Ele era sincero.
“Pessoas de vontade fraca não podem ser sinceras”.
Sinceridade envolve uma disposição para ser transparente.
Sinceridade é honestidade de mente ou intenção, e estar livre de simulação ou hipocrisia.
Sinceridade é revelada como um reflexo do caráter de uma pessoa através de motivações e tendências.
Hipocrisia é o contrário da sinceridade; é alguém que encena e não é transparente.

3)  Ter Iniciativa ao invés de ser Passivo – Mateus 14.28
Pedro não era uma pessoa passiva. Ele considerava as oportunidades e aproveitava o momento. Quando ele viu Jesus andando sobre as águas, ele quis ir ter com o Senhor. Ele teve iniciativa.
Iniciativa é reconhecer e fazer o que necessita ser feito ANTES de ser solicitado. É introduzir ou começar uma ação, e tornar as idéias em realidade.
Iniciativa significa começar com força. “Um mau começo é pior do que todos os erros posteriores colocados juntos”. Começar errado é onde mora o perigo!
Ser irresponsável é o oposto de ter iniciativa. “Não é minha responsabilidade”.
Ter iniciativa é:
* Ver a necessidade.
* Reivindicar a responsabilidade.
* Identificar a solução.
* Pessoalmente ver através da solução o sucesso.

4)  Ser Flexível ao invés de Irredutível – Atos 10.28-29
Quando o Senhor pediu a Pedro para ir à casa de um gentio e pregar o Evangelho, ele precisou abandonar preconceitos sobre aquilo. Contudo, porque ele foi flexível nas mãos de Deus, o Senhor o usou como um líder para tocar aquele povo perdido.
Ser flexível é aprender a se curvar.
Ser flexível é ser obediente às novas instruções mesmo quando as antigas parecem mais favoráveis.
Flexibilidade inclui adaptar-se às instruções de nossas autoridades, e ela capacita-nos a aceitar as mudanças quando elas ocorrem. Quando nós somos inflexíveis, nós resistimos às mudanças.
Por sermos inflexível, nós perderemos a sensibilidade às necessidades daqueles ao nosso redor.

5)  Ter uma perspectiva POSITIVA - Filipenses 4.8
Treine sua mente para pensar somente o que é bom. Traga a memória o que te traz esperança!
Paulo reconheceu a importância de conduzir nossos pensamentos como uma maneira de proteger-se de pensamentos negativos que podem nos derrotar emocionalmente (2 Coríntios 10.5).
Se você gostaria de vencer, mas pensa que não poderia, é quase certo que você não vencerá. As batalhas da vida nem sempre são vencidas pelos mais fortes ou mais rápidos, mas cedo ou tarde, aquele que vence é exatamente aquele que pensa que pode vencer. 
Provérbios 23:7 "Como imagina em sua alma assim você o é!"

6)  Esteja pronto a APRENDER. Marcos 14.4-6,10.
Não foi nenhuma coincidência o fato de que Judas decidiu trair Jesus logo depois do incidente no qual Maria ungiu Jesus. Judas não gostou do que aconteceu e manifestou-se. Jesus repreendeu-lhe abertamente, e Judas, em resposta, ficando irado e ferido, procurou aqueles que eram inimigos de Jesus.
Judas não recebeu a correção.
Em contraste, Pedro foi abertamente repreendido em diversas ocasiões pelo Senhor. Cada vez, contudo, Pedro humilhou-se a si mesmo e admitiu que ele estava errado. Ele era ensinável.

7)  Tenha um coração GENEROSO. 1 Crônicas 29.2-3.
Davi compreendeu o princípio da generosidade. Ele alegremente deu o seu melhor para a obra do Senhor, muito embora soubesse que isto lhe custaria algum sacrifício.
Como discípulos de Jesus, nós devemos estar preparados para sacrificar tanto o nosso TEMPO quanto nossos RECURSOS na obra do Senhor. É nosso privilégio fazê-lo.

Você é MAIS DO QUE VENCEDOR EM CRISTO JESUS! 
VIVA COMO TAL!!!
Em Cristo Jesus somos mais do que vencedores (Rm 8:37)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Superando a Dependência Emocional

Muitos deixam um relacionamento, porém deparam-se com a dependência emocional. O que fazer? Saiba do que se trata, e como enfrentá-la. (Baseado em “Emotional Dependency”, por Lori Rentzel. Traduzido e Adaptado por Willy Torresin)

1. Dependência Emocional é...
Um estado no qual uma pessoa sente-se totalmente dependente de outra pessoa, para que possa sentir-se segura ou possa ‘funcionar’ adequadamente.
Quando acredito que a presença e atenção constantes de outra pessoa são necessárias para meu bem estar e minha segurança pessoal”.

2. Dependência Emocional ocorre quando eu...
• Freqüentemente sinto ciúmes, sou possessivo e tenho desejos de exclusividade com a pessoa em questão.
• Considero outras pessoas como ameaças a meu relacionamento com a pessoa em questão.
• Prefiro passar tempo a sós somente com a pessoa em questão, sentindo-me bastante frustrado quando isto não acontece.
• Fico irracionalmente irritado ou depressivo quando a pessoa em questão afasta-se um pouco de mim, mesmo que seja por pouco tempo.
• Perco interesse por outras amizades e relacionamentos.
• Desenvolvo fantasias românticas ou sexuais envolvendo a pessoa em questão.
• Fico preocupado com a aparência, personalidade, problemas ou interesses da pessoa em questão.
• Não consigo fazer planos a curto ou longo prazo que não incluam a pessoa em questão.
• Não consigo ver os defeitos da pessoa em questão de forma realista.
• Demonstro afeição física inapropriada em uma amizade.
• Comporto-me com a pessoa em questão, de forma que seja constrangedora a outras pessoas presentes.
• Sempre falo sobre a outra pessoa, e até mesmo sinto a liberdade de falar por ela.

I Corintios 13:4,5 "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é ciumento; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal". 

3. Uma Amizade Sadia existe entre duas pessoas quando este relacionamento expressa...
• Liberdade e generosidade; são capazes de compartilhar suas amizades, apesar de ocasionais sentimentos passageiros de ciúmes.
• Relacionamento desenvolvido a longo prazo, baseado em experiências comuns, crescimento mútuo e confiança.
• Que não existe apenas a busca de satisfação de suas próprias necessidades; pelo contrário, cada parte demonstra desejar promover o crescimento da outra, e ajudá-la a atingir seus objetivos, mesmo que isto implique na perda ou distanciamento daquela amizade.
• Interesses externos, e não apenas relacionados à amizade entre as partes; ou seja, existem interesses e assuntos externos mútuos, e não somente atividades relacionadas à amizade.
• Não estar constantemente preocupadas ou “ocupadas” uma com a outra.
• Estar fundamentada nos pontos fortes de cada um, e não apenas nos pontos fracos.
• Intimidade, porém que permite a ambas as partes ficarem à vontade quando participando de atividades com outras pessoas ao mesmo tempo.

4. A Dependência Emocional é Mantida pela Manipulação...
• Envolvimento financeiro
• Comunicação “romântica” e presentes constantes
• Roupas semelhantes
• Carência excessiva
• Uso de culpa e condenação
• Uso de ameaças
• Boicote dos relacionamentos da outra pessoa com terceiros
• Provocação de insegurança na outra pessoa
• Abuso do tempo da pessoa em questão

5. A Dependência Emocional tem suas raízes...
• Em rejeição real ou “imaginária”, por parte de pessoas significativas em minha vida.
• Necessidade não satisfeita de amor e aprovação por pessoas do mesmo sexo.
• Rejeição de minha própria identidade sexual.
• Baixa auto-estima.
• Fracasso ou Recusa em aceitar maturidade nos relacionamentos.
• Falta de confiança nas pessoas e necessidade de ter o controle nas mãos.
• Solidão e Insegurança.
• Raiva e amargura para com o sexo oposto.
• Rebelião.

Isaías 26:3 "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti"

6. Dependência Emocional – Como abandoná-la?
• Comece fazendo um compromisso em ser honesto: Com você mesmo; Com Deus; Com uma pessoa de sua confiança.
• Renuncie à idolatria inerente à Dependência Emocional.
• Estabeleça limites relacionais e pessoais.
• Cultive outros relacionamento e procure suprir necessidades de outras pessoas.
• Prepare-se para enfrentar a tristeza da “perda”.
• Comece a lidar com as raízes do problema.
• Tenha paciência. Você será liberto da Dependência Emocional!

João 8:32 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"
João 8:36 "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"

7. A Vida “Após a Dependência Emocional”...
• Relacionamento mais profundo com Deus.
• Amor saudável por mim mesmo.
• Liberdade para amar ao próximo.
• Liberdade para ministrar ao próximo. 

I João 4:18 "No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora todo medo; porque o medo traz consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor"

Seja livre da Dependência Emocional, se desligue na alma de todo relacionamento passado, e olhe para frente, pois Deus tem coisas novas para realizar na sua vida!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

David Wilkerson - Um Chamado para a Angústia

É hora de Rir um pouco!





Auto Imagem e Auto Estima: O que você pensa de si mesmo?

Pv 23.7 “Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é...” Como imaginou em sua alma, assim é...”
Os líderes que vencem são os que têm consciência de que podem vencer. “A Visão nos forma”.

1. O QUE É AUTO-IMAGEM
A resposta a esta pergunta irá depender do conceito que tenho sobre mim mesmo.
Quem sou eu? Qual é o meu valor?
Auto Imagem é o que eu penso de mim mesmo, que começa a ser formada desde o ventre materno.
- É o que eu penso e o que eu sinto a meu respeito. Minha atitude para comigo mesmo.
Auto Imagem: é a nota que eu dou a mim mesmo. 95% das pessoas se sentem inferiores.
Por quê? “Por que tu és o que tu vês e tu tens o que tu dizes”
São pensamentos, sentimentos e atitudes que temos para conosco mesmo”.
É minha avaliação sobre meus valores pessoais (físicos, intelectuais, habilidades, etc).
É uma ótica pela qual enxergamos a vida. Algumas pessoas têm óculos negativos que dão perspectiva pessimista à vida toda, enquanto outros têm óculos positivos que dão brilho à vida toda.

2. AS FONTES DA NOSSA AUTO-IMAGEM
Há muitos fatores que influenciam nossa imagem negativamente ou positivamente.
Por Exemplo:
- Relacionamento entre Pais e Filhos (defeituosos ou maduros).
- Pensamentos que alimentamos em nossa mente e emoções.
- Influências da sociedade (amigos da escola, trabalho e igreja, etc).
- Expectativas reais ou irreais que desenvolvemos.
- Interpretações certas ou erradas que temos do Ensino Bíblico.

3. POR QUE MUITAS PESSOAS TÊM UMA AUTO-IMAGEM NEGATIVA.
A principal razão de uma auto-imagem negativa é a falta de amor fundamental. Sem este amor como alicerce, a pessoa não se sente amada e aceita. A pessoa que experimentou tal amor tem uma confiança de que é aceita, não importa o que ela faça ou deixe de fazer. Seus sentimentos e pensamentos a respeito de si mesmo não dependem de suas habilidades ou desempenho.

A pessoa que se aceita tem a seguinte ótica: “Eu sou bom porque Deus me fez, e Ele não faz besteiras”. Se eu me aceito, normalmente enxergo a vida de forma positiva, Se eu não me aceito, normalmente enxergo a vida de forma negativa. É uma atitude que me norteia, dando óculos emocionais através dos quais enxergo a vida toda.

Um caso bíblico: Você já ouviu falar de Gideão? Ele não tinha uma auto-imagem positiva dele mesmo.

Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manasses, e eu o menor na casa de meu pai”. (Juízes 6:15)

A auto-imagem negativa às vezes está tão arraigada em nós que lutamos contra a verdade de Deus.
- Complexo de inferioridade.
- Crise de habilidade.
- Crise de credibilidade consigo mesmo.

Somos o produto da visão que alimentamos!

Pecados conseqüentes da baixo-estima e auto-imagem negativa:
Incredulidade, revolta, omissão, murmuração, desespero, desânimo.

QUAL É A FONTE DE SUA AUTO-IMAGEM?
Qual é a fonte que alimenta a sua visão de si mesmo?
Se for o eu, você se tornará orgulhoso, prepotente, vaidoso e soberbo.
Se forem os conceitos que outros dizem, você se tornará alguém manipulado pelas opiniões alheias.
Se forem às memórias de experiências negativas você será um escravo do passado e nunca desenvolverá seu potencial.
Se for o que você é e pode em Cristo, AÍ SIM, você entrará num processo de desenvolvimento de tudo quanto Deus projetou para que você fosse em Cristo.
Busque uma nova perspectiva. Deus tem uma ótima perspectiva de você mesmo.

Deus sempre teve uma perspectiva grande acerca de Gideão.
O anjo do Senhor lhe disse: “O Senhor é contigo, ó homem valoroso”.(Juízes 6:12)
Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem”. v.16
Gideão passou a enxergar a si mesmo com os olhos de Deus!
Gideão deixou de ser um homem medroso e frágil, negativo e pessimista para se tornar um guerreiro valente, vitorioso e ousado!

A base da nossa auto-imagem e auto-estima está em Cristo.
Deus te convida a romper com o passado que te separa do projeto dele para ti.
Você não é o que você pensa que é! Você não é o que as pessoas dizem que você é!
Você é o que Deus diz que você é através de sua Palavra.
Ouça o que Ele diz sobre você: “És meu filho amado em quem tenho prazer”.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FICAR: A Síndrome do Coração Partido!

Ei Jovem, deixa eu falar de um assunto comum entre a juventude hoje.
É uma pena, mas os jovens estão sendo bombardeados com um conceito errado de relacionamento. Como tudo hoje em dia é descartável, nada se guarda, nada se conserva, tudo é enlatado, instantâneo, passageiro, o relacionamento entre dois jovens no mundo também...
É daí que surge o "Ficar".

Afinal o que é FICAR?
"FICAR" é um relacionamento sem compromisso, rápido, às vezes uma noite, um dia, não dura. Ele pressupõe intimidades físicas e nele não há comprometimento sério e duradouro entre os dois envolvidos. Tem aperto de mão, abraços, carícias, beijos, às vezes "chupão", mordida até chegar muitas vezes no pior, no sexo fora do casamento.
Infelizmente, nossos jovens sofrem a influência da mídia que apregoa a sensualidade e a liberação dos impulsos.
"FICAR" não é o projeto de Deus para você. Deus tem algo muito melhor, o COMPROMISSO. O "Compromisso é o jeito bíblico de Amar" alguém.
O "FICAR" traz desvantagens, entre elas, podemos mencionar o fato de que a menina principalmente ela vai ficar mal vista, mal falada, vão chamá-la de "fácil" e outras coisas, como estar sujeita a uma gravidez indesejada.

Você jovem seja inteligente! Não dê mole não. Seja Crente! Você não é descartável para ser usado agora e depois ser jogado fora.

"FICAR" não é interessante, porque é um relacionamento superficial, perigoso, sem compromisso e responsabilidade.
Não queira se igualar àqueles que não têm compromisso com Deus e sua Palavra.

"e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus". ( Rm. 12:2).

Quando a Bíblia diz “ninguém defraude a seu irmão” a palavra defraudar tem o sentido de tirar proveito de” ( 1 Ts. 4.6 ). E não é isso que acontece quando se "FICA"?
Portanto, sai fora desse modismo e entre na vontade perfeita de Deus!

Se hoje é tão difícil para você jovem não resistir ao "FICAR", como vencer esse mau?
Vou lhe dar algumas dicas:

1) Cultive a amizade em primeiro lugar. Amizade bíblica implica em compromisso. O livro de Provérbios esclarece a natureza da verdadeira amizade: ela exige constância (Pv. 17:17, 18:24), lealdade (17:10), e compromisso (17:17). Não é influenciada pelo "exterior" como bens materiais e aparências. Sempre pensa no bem-estar do outro, não na sua própria gratificação, e não mede esforço para provocar melhoras no caráter do outro . A amizade verdadeira segue o padrão de amor em 1 Co. 13:4-8.

2) Tenha calma, espere em Deus: Não se precipite, não se desespere.
Satanás sempre vai te oferecer algo bom, mas Deus tem o melhor! Ex: Fusca e Ferrari.
Nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você. Deus vai lhe dar alguém de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado(a) para isso.

3) Se envolva fisicamente apenas com o seu cônjuge: Biblicamente, a união física de duas pessoas reflete uma aliança (compromisso) entre elas (Pv. 2:17, Ml. 2:14, Gn. 2:24). Deus criou as expressões físicas de amor e intimidade para ser experimentadas apenas no casamento (Hb. 13:4).

Enquanto isso....faça amizades, saudáveis! e NÃO FIQUE à toa !!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Estamos em Guerra!

A Arte de Perdoar

Mateus 18:21,22 "Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete"

Jesus tinha costume de ouvir as pessoas, saber os problemas delas, compreender seus erros, tolerar suas falhas, se compadecer dos pecadores e perdoar seus pecados.
A Bíblia relata um fato interessante em Marcos 4:35-41:
A) Jesus entrou num barco com seus discípulos, porém antes disso:
- Já havia passado o dia todo servindo uma multidão de pessoas.(3:20)
- Tinha corrido o risco iminente de ser preso. (3:21)
- Recebeu uma das piores ofensas por palavras. (3:22)
- Nesse mesmo dia, sendo tarde, se retirou junto c/ os discípulos (4:35)
- Despediu a multidão com toda gentileza e se foi (4:36)

B) Jesus agora está no barco com os discípulos:
- Ele é filho de carpinteiro, não tinha intimidade com o mar como tinha os discípulos.
- Ele resolve descansar, e dormir. (4:38)
- Uma grande tempestade se levanta em alto mar e os discípulos se desesperam. (4:38b)

A pergunta é: Como alguém tendo passado todo um dia stressante, em meio às tempestades da vida, consegue ainda sim, dormir tão tranquilo dentro de um barco que está afundando?
R: Jesus tinha a prática de perdoar...o amor o controlava.
Frequentemente fazemos de uma tempestade uma grande tormenta, fazemos de uma dificuldade, motivo de desistência, fazemos de uma ofensa, motivo de vingança e guardamos mágoa e ódio.
Mateus 6:14-15 "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas"

REFLITA: Quem perdoa está sempre liberto. Quem não perdoa se torna escravo do ódio.
Augusto Cury diz: “os fracos condenam, os fortes perdoam”. (Mt 5:25)

1)     Jesus sempre perdoou, Ele está sempre disposto a perdoar. (João 8:1-4)
- Certa vez, os fariseus prepararam uma armadilha para acusar a Jesus e prendê-lo.
- Segunda a lei, uma mulher pega em adultério, teria de morrer por apedrejamento.
- Levaram ela até Jesus e fizeram uma pergunta. Queriam saber Seu veredicto! (v.4,5)
- Queriam que Ele fosse apedrejado junto com ela e por isso o envolveram.
- Jesus estava vivendo um drama. Dependendo da sua reação, a morte o rondava.
- Todos estavam já impacientes, num clima irracional, estavam todos agitados.
Como você reagiria em momentos de tensão? E quando a confusão se arma?
R: Normalmente, reagimos sem nenhuma lucidez, dizemos coisas absurdas, incoerentes,  ferimos pessoas, gritamos por socorro. Medo, raiva e ansiedade tomam conta.  
QUEM NÃO PERDOA, ATIRA PEDRA!
É ASSIM NO CASAMENTO, NO TRABALHO, NA IGREJA!
Jesus nos deu uma grande lição: ele usou a ferramenta do silêncio e escreveu na areia. O que será que ele escreveu?
A atitude de Jesus fez todo mundo se desarmar e a tensão naquele ambiente se foi.
- Jesus os autorizou a atirar pedra nela, desde que enxergassem primeiro a si mesmo.
- Jesus os fez pensar primeiro, antes de reagir.

Efésios 4:32 "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo"

QUANTO MAIS SE AMA, MAIS SE PERDOA! 
PERDÃO É MANDAMENTO E NÃO DEPENDE DO TEMPO PARA SER PRATICADO!

É esse coração perdoador, compreensivo, amável, sensível que fazia de Jesus o MESTRE DO AMOR e o MESTRE DO PERDÃO. Você tá disposto a ser como Jesus para ter sonos tranquilos?
  

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

LOUCOS POR JESUS


LOUCO:
Palavra de origem obscura: doido, demente, maluco. Pessoa que perdeu a razão.
Pessoa fora do comum, incomum, esquisito, inesperado, extraordinário. Indivíduo dominado por paixão intensa, apaixonado, louco de amor, um discípulo de Cristo.

* A grande característica do Avivamento é o modo como as pessoas decidiram viver para Cristo.
* Um cristianismo radical, onde a Paixão pela presença, pela palavra e pela Casa de Deus é forte.
* Quem já não foi tachado de “fanático” pelo simples fato de estar todos os dias na Igreja?
Definindo: loucos por Jesus é alguém extremamen­te fiel a Jesus e que lhe obedece custe o que custar, ainda que o preço seja a própria vida.

Você sabia? Atualmente, mais cristãos são mortos por causa da fé em Jesus do que no auge das perseguições do Império Romano. A Enciclopé­dia Cristã Mundial afirma que:
- só em 1998, mais de 156 mil cristãos foram martirizados no mun­do.
- Estima–se que 164 mil foram executados em 1999.
- Quase 170 mil perderam a vida em 2000
- e, em 2005, mais de 200 mil “Loucos por Jesus” foram mortos.
- Aproximadamente 550 cristãos são assassi­nados todo dia.
- Isso equivale a 23 mártires por hora, ou seja, um herói da fé é morto a cada 3 minutos.
- Eles são pouco conhecidos na Terra, mas famosos no céu.

1) Estevão – Jerusalém – 34 d.C
* A morte de Estevão foi tão importante que o Espí­rito Santo fez questão de registrá–la na Bíblia.
* Diante dos líderes políticos e religiosos, Estevão falou com imensa intrepidez sobre Deus.
* Sua ousadia causava inquietação a todos que o ouviam. (Atos 7:54-59)
* A medida que falava, a multidão dos líderes judeus ficava ainda mais agitada. De repente, o jovem cristão afirmou: "Povo rebelde, obstinados de coração! Vocês sempre resistem ao Espírito Santo!
* A fúria e o ódio tomaram conta dos ouvintes. Rangeram os dentes contra ele!
* Estevão com os olhos fitos no alto, disse: "Vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé, à direita de Deus". Ao ouvir isso, todos taparam os ouvidos, gritaram e, se lançaram sobre o moço, arrastando–o para fora da cidade. Enquanto apedrejavam Estevão, Saulo se viu sozinho olhando para Estevão!
* Saulo não conse­guia entender como alguém estaria disposto a morrer por Jesus.

2) Tiago, o Apóstolo – Jerusalém – 44 d.C.* Certa ocasião, a mãe de Tiago e João, filhos de Zebedeu, correu até Jesus, prostrou–se aos pés dele, e pediu a seus filhos que se assentassem ao lado em seu reino. (Mt 20:20,21)* Jesus respondeu: "Vocês não sabem o que estão pe­dindo".- Quando o rei Herodes Agripa decidiu acabar com o cristianismo, deu ordem para prender os líderes do movimento. Encarcerou Tiago e o sen­tenciou à morte com base no falso testemunho de um só homem.- Contu­do, quando o acusador viu a extraordinária coragem e alegria com que Tiago enfrentava a morte, ficou profundamente tocado. O homem acei­tou a Cristo ali mesmo no tribunal e disse em voz alta: "Eu também quero seguir a Jesus. Agora sou cristão".- Enquanto os soldados levavam Tiago para ser executado, seu acusador se lançou a seus pés, rogando: "Perdoe–me pelo que fiz. Por favor, antes de morrer, dê–me seu perdão". Tiago pensou por um mo­mento e disse: "Paz seja contigo, meu irmão", e deu–lhe um beijo. Então o homem disse: "Você não pode receber a coroa do martírio sozinho. Mor­rerei com você".- Aquele recém–convertido foi imediatamente sentenciado à morte, e ambos seguiram para o lugar de execução. Minutos depois, foram decapitados juntos. Tiago tornou–se o primeiro apóstolo–mártir do cristianismo.
LIÇÃO: Nunca é tarde demais para se tornar um Jesus Freak.

3) Filipe – Frigia – 51 d.C (Atos 8:1-7)
* Filipe foi usado por Deus no grande avivamento de Samaria.
* Depois Filipe fun­dou várias igrejas na Turquia e na Síria.
* Finalmente chegou a Frigia, uma cidade idolatra cujos moradores se recusavam a crer no evangelho.
* Historiadores antigos dizem que Filipe foi chicoteado, jogado na prisão e, depois, crucificado.
* Já ou­tros dizem que ele foi amarrado a um pilar e apedrejado até a morte.
* Filipe partiu para a glória em 51 d.C, tornando–se o segundo apóstolo a perder a vida pelo evangelho.

LIÇÃO: Loucos por Jesus só partem desta terra depois de realizar tudo que lhes estava destinado a cumprir. Portanto, se você ainda está vivo, mãos à obra.

Paulo – Roma – 64 d.C.

* A vida de Paulo foi marcada por dois fatores: o poder de Deus e os muitos sofrimentos que experimentou. Em vários lugares e de várias maneiras, Paulo foi persegui­do, aprisionado, torturado, chicoteado, e rejeitado...
* Numa carta à igreja de Corinto, ele conta resumidamente alguns de seus sofrimentos: (2 Co 11.23–27).
* Após algumas viagens missionárias, foi preso e, por ser um declarado seguidor de Jesus, foi sentenciado à morte.
* Enquanto esperava o dia de sua execução, escreveu para seu discípulo Timóteo (2 Tm 4.6–8).
* E, finalmente, o dia chegou. Paulo foi levado para fora da cidade e, por ser cidadão romano, não foi torturado como tantos cristãos que já haviam sofrido barbaramente nas mãos de Nero.
* Aos 64 anos de idade, o apóstolo foi decapitado.

LIÇÃO: Um louco por Jesus combate até o fim, ele completa a carreira, jamais desanima!

Barnabé – Chipre – 64 d.C.

* Foi Barnabé, chamado "encorajador" ou "filho da consolação".
* Foi quem acolheu o recém–convertido Saulo de Tarso e cuidou dele. Foi o consolidador!
* Ele foi acusado pelos feiticeiros de um crime e o lançaram na prisão.
* Eles temiam que Barnabé, fosse absolvido e liberado da cadeia, porque ele pregava contra a feitiçaria.
* uma multidão liderada pelo feiticeiro invadiu a cadeia, colocaram uma corda no pescoço de Barnabé e o arrastaram para fora da cidade, onde o queimaram vivo.

Um pastor contou certa vez a história de uma mulher que o procurou e disse. "Pastor, ore por mim. O diabo tem me perseguido furiosamente". Ele respondeu: "Não! O diabo não a tem perseguido. Você ainda não fez o suficiente para que ele se impor­te em persegui–la".

Concluindo: O objetivo de cada LOUCO POR JESUS deve ser o de viver uma vida digna do reino de Cristo a ponto de chamar a aten­ção do céu, pois, assim, despertará não só a atenção, mas também a perseguição do inferno. É dessa maneira que se forma um LOUCO POR JESUS. Minha sincera oração a Deus é para que você, ao ouvir essa mensagem, seja desafiado a tornar–se como um deles.

APAIXONADO POR JESUS, PELA SUA PRESENÇA, PELA SUA PALAVRA, PELA SUA CASA!

sábado, 20 de novembro de 2010

As 4 Leis Espirituais


É imprescindível que você como filho de Deus, saiba quais são essas leis e conseqüências, uma vez que temos a Bíblia, como sendo a Palavra de Deus que nos orienta andarmos por um caminho de obediência e de prática à verdade, afim de obtermos os maiores benefícios espirituais por meio de uma rota de fidelidade e submissão aos princípios do evangelho de Cristo e das verdades de Deus. Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam seu relacionamento com Deus. Portanto, vamos conhecer as 4 leis.

1) DEUS O AMA E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA A SUA VIDA.
Esta é a 1ª lei... " Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16). O PLANO DE DEUS...Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (uma vida plena e com propósito) (João 10:10).
Por que a maioria das pessoas não conhece essa "vida em abundância"?
A resposta está em não conhecer o Amor de Deus e NÃO se apropriar daquilo que Ele veio nos dar.

2) O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS
Por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida
O Homem é pecador "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23). O Homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e o relacionamento com Deus se desfez. O pecado é um estado de indiferença do homem para com Deus, que se caracteriza por uma atitude de rebelião ativa ou indiferença passiva.
O HOMEM ESTÁ SEPARADO. "Porque o salário do pecado é a morte" (separação espiritual de Deus) (Romanos 6:23). Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante, através de seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religiosidade etc. Veja ainda Isaías 59:2. A Terceira Lei nos oferece a única resposta para o problema da separação...

3) JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO DE DEUS PARA O HOMEM PECADOR,
Somente por meio dele você pode conhecer o amor e o plano de Deus para a sua vida. Ele morreu em nosso lugar "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". (Romanos 5:8). " E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado". (I João 1:7). Ele ressuscitou dentre os mortos. "Cristo morreu pelos nosso pecados... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras". (I Coríntios 15:3,4).
Ele é o único Caminho "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". (João 14:6). Deus ligou o abismo que nos separa dele, ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar.

4) PRECISAMOS RECEBER A JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR,
Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a nossa vida.
Precisamos receber a Cristo "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome". (João 1:12).
Recebemos a Cristo pela fé "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie". (Efésios 2:8,9).
Recebemos a Cristo por meio de um convite pessoal. Cristo afirma: "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". (Apocalipse 3:20).
Receber a Cristo implica em arrependimento, significa deixar de confiar em nossos próprios esforços, crendo que Cristo, ao entrar em nossa vida, perdoa os nossos pecados e faz de nós aquilo que ele quer
que sejamos.

VOCÊ PODE ENTREGAR SUA VIDA A JESUS CRISTO AGORA MESMO EM ORAÇÃO.
Deus conhece o seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que em suas palavras. A oração seguinte serve como exemplo: "Senhor Jesus, eu preciso de ti. Abro a porta da minha vida, e te recebo como meu Salvador e Senhor. Eu te agradeço porque me aceitas como eu sou, e perdoas os meus pecados. Toma conta da minha vida. Desejo estar dentro do teu plano para mim. Amém." Esta oração expressa o desejo do seu coração? Se a resposta for SIM, faça esta oração agora mesmo e Cristo entrará em sua vida, como prometeu.
Pegue uma Bíblia, passe a ler e procure uma Igreja Evangélica perto da sua residência onde a Palavra de Deus é ministrada com seriedade e cresça na fé em comunhão com seus irmãos em Cristo!

5 Linguagens do Amor

O casamento pode ser a mais feliz ou infeliz das experiências da vida.
As pessoas se casam porque se amam e querem estar juntas e felizes. Quando Deus criou o homem e a mulher, os criou para se complementarem.
São cooperadores iguais em valor diante de Deus.
Quero encorajá-los a desejar crescer e melhorar em seus relacionamentos.
Todos queremos ser amados, queridos, ser importante, ter valor. Cada um tem uma linguagem de amor no relacionamento, e portanto, é preciso identificar o que o seu amado(a) mais gosta!

1ª - PALAVRAS DE APRECIAÇÃO
Elogios, encorajamento, a maior necessidade é ser apreciada.
- Pv 18:21 “A morte e a vida estão no poder da língua; o que a usa bem,come dos seus frutos
Encorajar é inspirar coragem.. É o melhor remédio para insegurança e desânimo
Concentre-se nas qualidades do seu cônjuge. Ás vezes o relacionamento vai se desgastando e só passamos a enxergar os defeitos do outro. Lembre-se de elogiar as qualidades dele ou dela.
Exemplo: Muito obrigado! É isso mesmo! Desculpe! Perdão! Eu errei! Você está certo! Gostei demais! Você está linda!
OPOSTO: Não usar a crítica, nem a culpa.
Estes dois elementos destroem qualquer relacionamento. Especialmente a crítica gera um profundo desânimo e sensação que não vale a pena continuar juntos.
PERDÃO: É um ato de amor, usando palavras verdadeiras e com bondade.

2ª - TOQUE FÍSICO
Carinho, abraços, toques físicos. As pessoas emocionalmente anseiam pelo toque físico de seu cônjuge. A Bíblia diz que o Beijo, consolida e acalma os ânimos! 

Então ao encontrar o seu cônjuge, dê um abraço hoje e diga que você ama!
Ao ver seus filhos, faça o mesmo. Essa aproximação é muitíssimo importante para o bem estar da família.
Salmo 2:12a "Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho".

3ª - QUALIDADE DE TEMPO
Atenção amorosa, a pessoa quer ser “curtido” pelo cônjuge. São as pessoas que necessitam da companhia amorosa de seu cônjuge, mais que de palavras ou serviços.
Gostam de ter o seu cônjuge sempre ao seu lado, e quer estar sempre ao lado do cônjuge.
Exemplo: Ouvir com interesse.
Tiago 1:19 diz: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar". 


Todos nós temos uma necessidade muito grande de sermos ouvidos e compreendidos. Nossa tendência é falar, há pessoas que até gritam na ânsia de serem compreendidas. Contudo, o primeiro passo para que seu cônjuge venha a lhe ouvir, é você ouvi-lo primeiro, com toda paciência, e fazer com que ele se sinta compreendido.

Um homem casado foi consultar um psicólogo, depois de tanto problema no casamento. 
– Minha mulher é uma megera, chata, nada está bom para ela! Disse ele...
- Como você se casou com uma megera destas? Perguntou o Doutor.
- Antes ela não era assim. – Ah! Você a transformou nisso!

4ª - SERVIÇO
Formas de servir, quando fazem coisas para elas que são consideradas importantes. Quando são ajudadas com trabalho. Se ajuda no serviço doméstico.
Ex: varre a casa, lava a louça. Repartir tarefas também é importante no casamento!
É um erro para os homens achar que só ele trabalha, pelo simples fato dele sair pela manhã de casa e voltar só no final da tarde. A mulher que cuida de casa, trabalha tanto quanto ele (às vezes até mais), pois serviço doméstico é tão cansativo e desgastante quanto qualquer outro.

5ª - PRESENTES
Gostam muito de receber presentes, sejam caros ou baratos. Sentem amadas por serem lembradas e por ganharem coisas.
- Saber o que o cônjuge vai gostar. Quando recebemos um presente que tem significado, ele foi pensado, planejado, é resultado de observação tem muito valor!!!

Link