terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Papel do Marido e da Esposa no Casamento


Para uma família crescer e se desenvolver de maneira estruturada, é preciso que os cônjuges saibam os seus respectivos papéis dentro do lar.

I – PAPEL DO MARIDO:
1 - É amar a esposa, tratando-a com dignidade, valorizando-a com palavras e gestos, e se entregando a ela. "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25). Assim como Cristo valoriza a Igreja e demonstrou seu amor por ela, assim deve agir o marido para com a sua esposa. Se o marido trata mal a esposa, o resultado é mágoa e frustração.
2 – Valorizar as opiniões da esposa, e dar oportunidade para expressar seus pontos de vista. "Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações." (1Pedro 3:7). Se o marido não dá a mínima para a opinião da esposa, ela desiste de conversar com o marido e vai acumulando tensão, até que um dia explode e desabafa tudo o que pensa!
3 - Deve perdoar os erros passados da esposa, nunca trazendo à tona os problemas já resolvidos. "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas." (Mc. 11:25). Quando o perdão é praticado, o relacionamento é sempre renovado, porém, quando não existe perdão, corre-se um risco de destruir com a família!
4 - Deve reconhecer sempre que errar, e pedir perdão para a esposa. "Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação." (Tiago 5:16). Quando se confessa as coisas e deixa tudo na transparência, o casamento se torna mais forte e a esposa nunca fica insegura!
5 - O marido deve separar tempo para o convívio da família e quebra de rotina "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo." (I Timóteo 5:8)
Isso pode ser feito, saindo para se divertirem juntos, passeios, jantares, etc... Se o marido esquece disso,  a esposa sente que ela e os filhos não tem muita importância para ele.

II – PAPEL DA ESPOSA:
1 - Deve aprender a confiar nas decisões do marido, e decidir as coisas em função dos planos do marido. "Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;" (Efésios 5:22).
O marido necessita do apoio da esposa nas suas decisões, quando há esse apoio, o marido se sente valorizado e capacitado para tomar outras decisões junto com a esposa. Se a esposa nunca apóia o marido, ele começa a ter receio de fracassar diante dela e procura a opinião de outras pessoas.
2 - Nunca deve reprovar o marido com palavras agressivas, e nunca na frente das pessoas. "Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher respeite a seu marido." (Efésios 5:33). Todos os problemas do lar, devem ser consertados no lar. Tem um ditado popular que diz: "Roupas sujas se lavam em casa".
3 - Deve perdoar os erros passados do marido e nunca trazer à tona o que já foi resolvido. "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. (Mt. 6:14-15). Se a esposa nunca perdoar, o marido passa a duvidar do amor da esposa por ele e passa a ignorá-la e tratá-la com frieza.
4 - Deve reconhecer e valorizar as boas qualidades do marido. "Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto. (1Pedro 3:5-6). Mesmo Abraão errando em algumas decisões, Sara sempre o respeitava e reconhecia que ele era um homem de Deus, Sara colocava em foco as qualidades de Abraão. Elogie!

Conclusão:
Se cada um desempenhar o seu papel com amor e na dependência de Deus, seu casamento será ricamente abençoado por Deus, haverá harmonia no lar e tudo irá bem inclusive com seus filhos!
Que o Senhor Jesus te faça ser uma bênção dentro da sua casa e no seu casamento!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Resista a Tentação de Pecar


Quando uma pessoa nasce de novo ela percebe que há três inimigos que desejam arrastá-la ao pecado. Estes três terríveis inimigos são: a carne (o nosso "eu" que quer viver independente de Deus), o diabo e o mundo. Apesar de serem três inimigos poderosos, Deus é mais poderoso do que eles e pode, sem sombra de dúvida, nos conceder total vitória sobre as tentações da carne, do diabo e do mundo.

A primeira coisa com a qual podemos contar na hora da tentação é com a presença de um Deus fiel. Ele não falha, não nos abandona e não permite que sejamos tentados além do que podemos suportar. Toda tentação está dentro de nosso limite para suportar e vencer.

I Co 10:13 "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar"
Você pode contar com um livramento garantido. Este livramento sempre vem junto com a tentação. Portanto,  não temos desculpas quando caímos em pecado. Primeiro, porque nós podemos resistir todas as tentações. Todas elas estão dentro do nosso limite de resistência – porque Deus não nos deixa ser tentados além das nossas forças. Segundo, sempre que somos tentados Deus providencia uma “rota de fuga”, um meio de livramento, a força necessária para vencermos a tentação que enfrentamos.

Além de estar conosco nas nossas tentações, Deus ainda nos dá armas para lutarmos contra as investidas tentações da carne, do mundo e do diabo. As três principais armas que devemos usar contra a tentação são:

A Palavra de Deus - Nós devemos usar a Palavra de Deus de duas maneiras:
a) fazendo-a permanecer em nós por meio da leitura, meditação, ouvir com fé.
b) falando-a com autoridade. Esta arma é usada principalmente contra o diabo.
(I Jo 2:14) "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno"

A Oração - A oração é outra arma poderosa contra a tentação. Muitas vezes caímos em pecado quando somos tentados porque não estamos orando.

A fé - A fé nos protege dos dardos inflamados do diabo e nos capacita a receber a Palavra de Deus. 
(I João 5:4) "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé"

Você pode estar perguntando: “E quando não puder resistir? Quando eu ceder à tentação?”
1) Confesse imediatamente seu pecado - A confissão quebra a legalidade do diabo para nos atacar.
(I João 1:9) Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 


2) Abandone o pecado - Quando abandonamos o pecado, Deus nos dá mais graça para vencermos outras dificuldades maiores.(Provérbios 28:13) "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia"


Não pense que você não pode vencer as tentações e o pecado, porque você pode! Diante de toda e qualquer tentação, mantenha em mente que você é mais do que vencedor em Cristo Jesus. (Rm 8:37)

Outra coisa, lance fora qualquer atitude, comportamento, pensamento ou sentimento que for contrário à vontade de Deus. Quando a tentação vier, diga “não” e preencha sua mente e seu tempo com Cristo e as coisas Dele. E para terminar, ofereça sua vida constantemente a Deus. Na medida que nos rendemos a Ele, o Senhor nos dá graça para vencermos obstáculos cada vez mais intensos.


Aproveita e envie essa mensagem para alguém. Deus te abençoe!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Você não é um Acidente



Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. 
Seus pais podem não tê-lo planejado, mas Deus certamente o fez.
Ele não ficou nem um pouco surpreso com seu nascimento. Aliás, ele o aguardava.
Muito antes de ser concebido por seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele pensou em você primeiro. Você não está respirando neste exato momento por acaso, sorte, destino ou coin­cidência.
Você está vivo porque Deus quis criá-lo! 
A Bíblia diz: O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! (Sl 138:8)
Deus determinou cada pequeno detalhe de nosso corpo. Ele deliberadamente escolheu sua raça, a cor de sua pele, seu cabelo e todas as outras características. Ele fez seu corpo sob medida, exa­tamente do jeito que queria. Ele também determinou os talentos naturais que você possuiria e a singularidade de sua personalida­de.

A Bíblia diz: Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo; conheces exatamente como fui formado, parte por parte, como fui esculpido e vim a existir. (Sl 139:15)
Uma vez que Deus o fez por um motivo, ele também decidiu o momento de seu nascimento e seu tempo de vida. Ele planejou os dias de sua vida antecipadamente, escolhendo o momento exato de seu nascimento e de sua morte.

A Bíblia diz: Antes mesmo de o meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro! (Sl 139:16)
Deus também programou onde você nasceria e onde viveria para o propósito dele. Sua raça e nacionalidade não são um mero acaso; Deus não deixou nenhum detalhe ao acaso. Ele planejou isso tudo para o propósito dele.

A Bíblia diz: De um só fez ele todos os povos [...] tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. (At 17:26)Nada em sua vida é casu­al — tudo foi feito em função de um propósito.

E o mais incrível: Deus decidiu como você nasceria. Independen­temente das circunstâncias de seu nascimento e de quem são seu pais, Deus tinha um plano ao criá-lo. Não importa se seus pais foram bons, ruins ou indiferentes. Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a cons­tituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente. Eles tinham o dna que Deus queria para formá-lo.

Embora existam pais ilegítimos, não existem filhos ilegítimos. Muitos filhos não foram planejados pelos pais, mas não são um imprevisto para Deus.

O propósito de Deus levou em conta o erro humano e até mesmo o pecado.
Deus nunca faz nada por acaso, e ele nunca comete erros. Ele tem um motivo para tudo que criou.

A Bíblia diz: Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus já nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco de seu amor. (Ef 1:4a)

Deus já pensava em você antes de formar o mundo. Na verdade, você foi o motivo de Deus ter criado o mundo! Nós somos o foco de seu amor e o elemento de maior valor em toda a sua criação.

A Bíblia diz: Por sua decisão ele nos gerou pela pala­vra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou. (Tg 1:18). Eis quanto Deus o ama e valoriza!
Deus não age de forma aleatória; ele planejou tudo de forma extremamente precisa. Quanto mais os físicos, biólogos e outros cientistas aprendem sobre o universo, mais compreendemos quan­to ele é adequado à nossa existência — feito sob medida com as exatas especificações que tornam a vida humana possível.

A Bíblia disse a mesma coisa milha­res de anos atrás: Ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele fundou-a; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada.(Is 45:18)
Por que Deus fez tudo isso? Por que enfrentou todo o incômodo de criar um universo para nós? Porque ele é um Deus de amor. Esse tipo de amor é difícil de compreender, mas é essencial­mente confiável. Você foi criado para ser um alvo espe­cial do amor de Deus! Deus o fez para poder amá-lo. Essa é uma verdade sobre a qual você precisa edificar sua vida.

Se não houvesse um Deus, seríamos todos “acidentes”, o resulta­do de um fato extraordinariamente aleatório no universo. Você po­deria parar de ler este livro, pois a vida não teria nenhum propósito, significado ou importância. Não haveria certo e errado, bem como nenhuma esperança além de seus breves anos aqui na terra.

Mas há um Deus que o fez por uma razão, e sua vida tem um profundo significado! Descobrimos esse significado e propósito so­mente quando tomamos a Deus como ponto de referência de nossa vida.
Extraído do livro: Uma vida com Propósitos!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Oração é algo Fascinante!



"A melhor coisa que alguém pode fazer por Deus e pelo homem é orar". (S.D. Gordon)
A oração é a ferramenta mais fascinante para a pessoa que deseja ministrar a outros.
É uma das coisas mais simples que podemos fazer.

Tudo o que temos de fazer é nos ajoelhar e elevar alguém à Presença de Deus em oração. Você já estará ministrando à sua vida.

"Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei" (Sl 5:3)

Você não vai encontrar um líder eficaz em toda história da Bíblia, que não tenha sido um líder de oração!
A oração permite a Deus fazer coisas extraordinárias em um curto espaço de tempo. Sem ela não seria capaz de realizar coisas durante anos!

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Rm 12:12)

A oração se conecta com a Onipresença.
Ela convida Deus a operar na vida de pessoas que estão até mesmo distantes.
A oração também se conecta com a Onipotência.
Ela faz com que situações difíceis se tornem fáceis de se resolver com Deus!

O sacrifício do ímpios é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento
. (Pv 15:8)

Ninguém chega ao fim da vida e diz: "passei tempo demais orando".
Muitos chegam ao fim da vida dizendo: "Não orei o suficiente".

A oração torna você alguém mais amoroso e espiritualmente sensível.
Você vai pensar duas vezes antes de falar de alguém, para não anular a oração.


"A verdadeira oração não apenas fala, mas também ouve. A oração nos conecta com Deus, e Deus nos faz conhecer todas as coisas". Aleluia!

Te pergunto: Você já orou hoje?

É Paixão ou é Amor?


Quando você está apaixonado, tudo gira em torno da outra pessoa. A tendência é negligenciar sua família. Você perde o interesse nas coisas que costumavam interessá-lo antes. Os amigos se sentem postos de lado. Quando você ama é diferente. O amado pode ser a pessoa mais importante do mundo para você. Ao invés de negligenciar outros relacionamentos, você acrescenta uma nova e maravilhosa relação a todas as demais que já possui.

A paixão impede que você veja qualquer defeito na outra pessoa. Ninguém pode dizer nada.
Quando se trata de amor, você admite os defeitos do ente amado, mas ama apesar deles.
O amor não é cego, mas a paixão é.

Na paixão, as brigas matam o relacionamento e tendem a tornar-se mais freqüentes e mais graves. No amor acontece o contrário. O amor sobrevive às brigas e estas se tornam menos freqüentes e menos feias.
Na paixão o ciúme é exagerado, e o efeito é destrutivo. No amor não existe ciúme, existe zelo. (1Co 13)

Entenda a Diferença entre PAIXÃO e AMOR: 

A PAIXÃO ESTÁ BASEADA EM "EROS" (físico, sexual):
Eros é um amor da atração física, é um amor carnal, que deseja o sexo. Daí a palavra ERÓTICO.
O Eros apresenta-se como amor pelo outro quando na verdade é o amor por si próprio.
Esse tipo de amor só quer receber. O pouco que ele dá, é com o intuito de receber algo em troca.
Sua melhor declaração é “Eu amo você porque você me faz feliz”.
No Amor Eros as relações físicas são antecipadas; a intensidade do eros prejudica o amor genuíno.
É no Amor Eros que existe o comportamento de Possessividade. Você é só meu/minha!
É o Eros quem promove sensualidade e que cega o entendimento (Os 4:11)
Expressões que caracterizam o amor eros:
• Você me faz bem; Você é meu/minha; Você me pertence;
Teu corpo é perfeito; “O amor é cego”
Eros está representado no livro de Cantares onde Salomão deleitava-se com a beleza de sua amada.
Infelizmente, muitos jovens escolhem o marido ou a esposa, com base apenas no Amor Eros.
Este não é um amor que dura. É um amor perigoso, que se baseia em carícias e não no carinho.

O AMOR ESTÁ BASEADO EM "ÁGAPE" (amor incondicional):
Esse tipo de amor não é alimentado pelo mérito ou valor da pessoa amada, mas por Deus.

Ágape ama até mesmo quando a pessoa não corresponde.
Esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro, a qualquer preço.
É um amor que doa 100% e não espera nada em troca.
Há quem diga: “Mas isto não é possível, não é humano!” Tem razão.
Ninguém pode amar desse jeito a menos que Deus lhe dê esse tipo de amor. Ágape é amor divino!
* É o Espírito Santo em nós que nos permite amar de verdade alguém. “O fruto do Espírito é amor”
Esse amor, o amor de verdade:
• É ordenado por Deus, para que pratiquemos.
• É exemplificado por Deus, para nos ensinar.
• É produzido por Deus, para nos capacitar.
O marido ou esposa que ama assim não tenta mudar o cônjuge, não cobra dele o amor desejado. Simplesmente ama, sem cobrar nada em troca.

O princípio é simples: amor gera amor! 

Ágape é o amor que dá, de graça; não cobra nada; dá 100% e não espera nada em troca.
É este amor que precisa haver no coração de cada casal.
Frases típicas do Amor Ágape:
• Eu te amo (sem um porquê).
• Eu te perdõo.
• Eu aceito você. 

Enquanto PAIXÃO ESCRAVIZA, o AMOR LIBERTA!
Seja livre.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Não Brinque com Fogo, você pode se Queimar!


Em um relacionamento, até que ponto você deve prosseguir no caminho da intimidade?
Uma vez estabelecido o limite em que deve parar, como mantê-lo?
É bom que se saiba que um desejo reprimido não morre. Ele apenas é empurrado do consciente para o inconsciente, aguar­dando sua oportunidade de manifestar-se de alguma forma. 
Um conselho seria: Não acenda um fogo que não pode apagar.

Não ir longe demais depende da maturidade, força de vontade, sua capacidade de dominar-se.
Decidir até que ponto pode chegar depende também o quanto você gosta da outra pessoa.
Não há uma norma prática que se aplique a todos os casos e todas as pessoas. Todos somos diferentes.
Um princípio parece que deve ser seguido por todos. Fuja da aparência do mal.

Quando decidir então qual será o seu limite, deve pensar sobre isso antecipadamente e não esperar até que esteja respi­rando forte numa sessão de carícias ardentes.
Alguns homens aguardam que a mulher coloque o freio no sexo.
Saiba que não está isento da responsabilidade de esta­belecer limites.
Em seu comportamento sexual a responsabilidade é igual para os dois.
Saiba dizer NÃO ao Sexo ANTES do Casamento e portanto, evite carícias...

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus" (1Ts 4:3-5)


O que ajuda muito é a sinceridade nos relacionamentos, conversar francamente até que ponto irá compartilhar seu afeto sexual, serem abertos com respeito aos seus sentimentos. Antes que as coisas passem do limite, conversem sobre tudo isso com sinceridade e franqueza. Se um ameaçar perder o controle, o outro deve apertar o freio.

Não seja como aqueles que não temem a Deus, "não se conforme com este mundo", pois ele "jaz no maligno". (Rm 12:2; 1Jo 5:19). Seja santo! Seja crente! Espero o casamento.

Link