terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
O Papel do Marido e da Esposa no Casamento
Para uma família crescer e se desenvolver de maneira estruturada, é preciso que os cônjuges saibam os seus respectivos papéis dentro do lar.
I – PAPEL DO MARIDO:
1 - É amar a esposa, tratando-a com dignidade, valorizando-a com palavras e gestos, e se entregando a ela. "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25). Assim como Cristo valoriza a Igreja e demonstrou seu amor por ela, assim deve agir o marido para com a sua esposa. Se o marido trata mal a esposa, o resultado é mágoa e frustração.
2 – Valorizar as opiniões da esposa, e dar oportunidade para expressar seus pontos de vista. "Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações." (1Pedro 3:7). Se o marido não dá a mínima para a opinião da esposa, ela desiste de conversar com o marido e vai acumulando tensão, até que um dia explode e desabafa tudo o que pensa!
3 - Deve perdoar os erros passados da esposa, nunca trazendo à tona os problemas já resolvidos. "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas." (Mc. 11:25). Quando o perdão é praticado, o relacionamento é sempre renovado, porém, quando não existe perdão, corre-se um risco de destruir com a família!
4 - Deve reconhecer sempre que errar, e pedir perdão para a esposa. "Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação." (Tiago 5:16). Quando se confessa as coisas e deixa tudo na transparência, o casamento se torna mais forte e a esposa nunca fica insegura!
5 - O marido deve separar tempo para o convívio da família e quebra de rotina "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo." (I Timóteo 5:8)
Isso pode ser feito, saindo para se divertirem juntos, passeios, jantares, etc... Se o marido esquece disso, a esposa sente que ela e os filhos não tem muita importância para ele.
II – PAPEL DA ESPOSA:
1 - Deve aprender a confiar nas decisões do marido, e decidir as coisas em função dos planos do marido. "Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;" (Efésios 5:22).
O marido necessita do apoio da esposa nas suas decisões, quando há esse apoio, o marido se sente valorizado e capacitado para tomar outras decisões junto com a esposa. Se a esposa nunca apóia o marido, ele começa a ter receio de fracassar diante dela e procura a opinião de outras pessoas.
2 - Nunca deve reprovar o marido com palavras agressivas, e nunca na frente das pessoas. "Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher respeite a seu marido." (Efésios 5:33). Todos os problemas do lar, devem ser consertados no lar. Tem um ditado popular que diz: "Roupas sujas se lavam em casa".
3 - Deve perdoar os erros passados do marido e nunca trazer à tona o que já foi resolvido. "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. (Mt. 6:14-15). Se a esposa nunca perdoar, o marido passa a duvidar do amor da esposa por ele e passa a ignorá-la e tratá-la com frieza.
4 - Deve reconhecer e valorizar as boas qualidades do marido. "Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, se fazeis o bem e não temeis nenhum espanto. (1Pedro 3:5-6). Mesmo Abraão errando em algumas decisões, Sara sempre o respeitava e reconhecia que ele era um homem de Deus, Sara colocava em foco as qualidades de Abraão. Elogie!
Conclusão:
Se cada um desempenhar o seu papel com amor e na dependência de Deus, seu casamento será ricamente abençoado por Deus, haverá harmonia no lar e tudo irá bem inclusive com seus filhos!
Que o Senhor Jesus te faça ser uma bênção dentro da sua casa e no seu casamento!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário