quinta-feira, 2 de março de 2017

Importa-vos nascer de novo


O que é Regeneração?
Regeneração significa, "ser gerado novamente", ou segundo a bíblia, "nascer de novo". 
Jesus disse sobre esta importância: "Necessário é nascer de novo" João 3:7.

Por meio de Adão, todos os homens são pecadores"Portanto, como por um homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram". Romanos 5:12

Quando nascemos, temos em nós a natureza adâmica, uma natureza pecaminosa.
"Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe". Salmos 51:5

Esta natureza não pode entrar na presença de Deus, pois faz do homem um pecador, e o pecado faz separação entre o homem e Deus (Isaias 59:2). Em sua conversa com Nicodemos, Jesus disse duas vezes que um homem deve nascer de novo a fim de ver o reino de Deus (João 3:3, 7). O nascimento físico nos trouxe à terra; o renascimento espiritual (regeneração) nos leva ao céu. 

Antes da salvação, não éramos filhos de Deus (João 1:12-13). Pelo contrário, éramos filhos da ira (Efésios 2:3). Antes da salvação, estávamos degenerados; depois da salvação, somos regenerados. O resultado da regeneração é a paz com Deus (Romanos 5:1), uma nova vida (Tito 3:5; 2 Coríntios 5:17) e a filiação eterna (João 1:12-13; Gálatas 3:26).

Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3:5.

Se o pecador não nascer de novo, ele permanecerá com a natureza de Adão reinando em sua vida. Esta natureza está condenada, pois foi corrompida pelo pecado. Podemos dizer, portanto, que se o homem não nascer de novo, ele estará eternamente condenado.

Nossa velha condição
"Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira". Efésios 2:1-3

Deus porém, sendo rico em misericórdia, nos proveu um meio de obter uma Nova Natureza!
O novo nascimento é um nascimento espiritual, santo e celestial que resulta em nós sendo vivificados espiritualmente. O homem em seu estado natural está "morto em seus delitos e pecados" até ser "vivificado" (regenerado) por Cristo. Isso acontece quando ele coloca a sua fé em Cristo (Efésios 2:1).

A regeneração é ato criativo de Deus. É uma obra essencialmente divina. Através da regeneração Deus cria um novo homem, com uma nova natureza em verdadeira justiça e santidade, segundo a sua palavra. O novo ser gerado por Deus tem uma nova natureza segundo a natureza divina. Jo 1:12-13

O fim da velha natureza
Por meio do corpo de Cristo o velho homem foi crucificado, e deste fato decorre: o cristão está morto para o pecado, morto para a lei e vivo para Deus.

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” Rm 6. 3- 4.

O que foi sepultado com Cristo? O corpo do pecado, a velha natureza, o velho homem e as suas concupiscências. O velho homem foi crucificado para que o corpo do pecado fosse desfeito, de maneira que o novo homem não serve mais o pecado. 

O pecado escraviza o homem, ou seja, tudo o que o homem faz por meio do corpo, bem ou mal, é para o pecado, e não para Deus. Por mais que um homem lute para ser livre do pecado por meio de boas obras, não poderá penhorar as suas obras no resgate da sua alma, pois tudo o que produz não lhe pertence. Pertence ao pecado e o salário do pecado é a morte.

O bem que o velho homem faz não pode livrá-lo da condenação; o mal que ele faz só aumentava a medida do cálice da ira de Deus. Não há como escapar, e a saída providenciada por Deus é a cruz de Cristo.

Por meio da morte com Cristo, o cristão se vê livre do seu antigo senhor e algoz, o pecado. Quando se está preso ao pecado por meio do corpo do pecado, ou da velha natureza, tudo o que o velho homem produz pertence ao pecado.

"Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado". Romanos 6:6
Crucificado o velho homem, ele não mais vive! Cristo passa a viver naquele que crê!

Os regenerados são criados em verdadeira justiça e santidade “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”. Ef 4:24.

O novo homem, embora possua um corpo constituído de matéria, é espiritual, pois é criado segundo Deus, ou seja, segundo a vontade de Deus. Jo 1:13.
Ele nos gerou novamente em Cristo
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos". 1 Pedro 1:3

Nenhuma quantidade de boas obras ou de observância da lei pode regenerar o coração. "visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei" (Romanos 3:20). Somente Cristo oferece uma cura para a depravação total do coração humano. Não precisamos de uma renovação, reforma ou reorganização; precisamos de regeneração, isto é, novo nascimento!

E assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas se passaram, tudo se fez novo! 2 Coríntios 5:17.

Se volte pra Cristo, em arrependimento e fé e experimente nascer de novo!

Ap. Rogério Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link