terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Um Chamado a Liderança


Deus está chamando Líderes. Não detentores de poder, muito menos manipuladores de multidões. Deus está chamando Líderes!

A CRISE DE LIDERANÇA

A chamada de Líderes é necessária porque estamos experimentando uma crise de liderança em nosso mundo, semelhante à crise de liderança espiritual que a Europa do século 18 experimentou. Voltaire, que criticava duramente o sobrenatural, a religião e o cristianismo, era o mais popular escritor da europa.

Naquela época, houve um punhado de moços que sabia que o único modo de salvar o mundo da destruição iminente era através da Mensagem da Bíblia. Homens como João e Carlos Wesley e George Whitefield se levantaram como evangelistas flamejantes levando o evangelho por toda a Grã-Bretanha e América.

Esta liderança espiritual produziu um impacto positivo no mundo inteiro. Deus usou esses líderes para salvar uma civilização e trazer direção espiritual de volta aos princípios da Palavra de Deus.

No próximo ano, haverá em nosso planeta mais 90 milhões de pessoas, quem vai liderá-las?

A explosão populacional é alarmante e constitui uma das causas da crise da liderança. Outra causa, é que muitos dos que se acham em posição de liderança, não cumprem como deveriam com suas responsabilidades.

As massas buscam uma verdadeira liderança. O mundo não precisa de um grupo de elite que fale de amor e compaixão enquanto se mantém distante das pessoas de carne e osso. O mundo está a procura de líderes, entregue nas mãos de Deus e compassivamente interessados pelo povo.

Nos dias do profeta Ezequiel, Deus já denunciava a falta de líderança:
"Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei" (Ez 22:30)

Você está disposto a se tornar um líder na sua época e direcionar o mundo para Cristo?

O QUE É LIDERANÇA?

É o esforço consciente de exercer uma influência dentro de um grupo e levá-los a atingir metas de benefícios permanentes que atendam a real necessidade do grupo.

Essa influência não é forçada sobre os outros. Não se lidera pela força e pelo medo. A força do verdadeiro líder, deriva da profunda confiança que os seus seguidores depositam nele.

Alexandre, César e Carlos Magno construíram grandes impérios através da coerção, imposição, opressão e medo, enquanto que Jesus foi o único a construir uma liderança milenar através do Amor.

Jesus é o nosso maior exemplo de Liderança. Ele disse aos seus discípulos: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14:15) O critério máximo é uma liderança semelhante à de Cristo, a liderança que honra a Deus e beneficia toda a humanidade.

Este líder mantém uma sensibilidade em relação as pessoas que Deus lhe confiou e pelas quais é responsável. Ele possui sabedoria, discernimento e conhecimento da vontade de Deus para as pessoas.

O LÍDER É FEITO OU NASCE PRONTO?

Certamente existirão alguns que, por natureza, serão melhores líderes que outros, devido a combinação de dotes pessoais e constante treinamento. Porém, qualquer pessoa pode se tornar um líder quando se propõe a exercitar as habilidades que a liderança requer. Você pode ser um grande líder pelo poder de Deus!

Para nós cristãos, uma posição de liderança deve levar a um forte empenho na evangelização do mundo. Cristo ordenou a todo crente que dê prioridade a evangelização das pessoas. 

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28:19)

Cada palavra e atitude do crente, deve se concentrar nesse objetivo. Mas a evangelização não significa, apenas, ser um missionário ou um pastor. Cada crente no seu lugar de trabalho, na sua escola, na sua vizinhança pode evangelizar e conquistar pessoas para Cristo!

A razão de você estar lendo isso é uma só. Deus está te chamando a Liderança!
Se disponha a ser um líder na sua geração para anunciar o evangelho de Cristo, pois ele é o Poder de Deus para salvar todos aqueles que crêem (Rm 1:16).

Pr. Rogério Ferreira

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Teologia: é importante na igreja?



Quando era menino, jamais pensei que um dia seria um teólogo. Ser teólogo não é ser um profissional da fé, mas um vocacionado por Deus. Já ouvi muitos questionamentos sobre teologia, dentro das igrejas. E é quase uma unanimidade, entre irmãos de algumas delas quando dizem: “Cuidado, se estudar teologia perderá a fé!”. Há um desmerecimento da Teologia por parte de alguns líderes, talvez para justificar sua falta de interesse pelos estudos. 
Uma pesquisa revela que 53% dos pastores atuais nunca leram a bíblia toda! Absurdo. O médico só exerce sua função após ser capacitado para isso, o advogado precisa estudar as Leis para então exercer seu ofício, e o pastor? 
O Apóstolo Paulo afirma: "Procura-te apresentar a Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade" (2Tm 2:15)
Será que a teologia não é importante ou necessária nos dias de hoje?Tudo o que precisamos é somente declarar nosso amor por Jesus?
A reforma protestante nasceu como marco dessa mudança de paradigma. Teologicamente a igreja estava tão afastada do propósito de Deus, que se transformou em uma instituição voltada para dentro de si. Era necessário voltar para a iluminação das escrituras. Se hoje existem igrejas denominacionais, pentecostais, históricas, saibam que para isso houve a necessidade de uma reforma teológica, uma volta as doutrinas bíblicas.
Jesus afirmou que seu propósito era cumprir toda a lei, através da aplicação prática da doutrina no dia a dia, passava dias na sinagoga “ensinando” todo o povo, e João afirmou que Ele era a própria Palavra da Verdade. Deus ao longo da história levantou reformadores, que tinham como único objetivo despertar a igreja de sua apatia e carnalidade, trazendo novamente a reflexão teológica à tona. Enfim, Deus, contou, conta e sempre contará com os teólogos para re-escrever a história. Portanto, negar a teologia, é negar o próprio Deus. 
A razão, em nossos dias tem dado lugar ao “sentir” e “perceber” como se a nossa relação com Deus fosse unicamente extra-sensorial. 
Deus se revela na sua Palavra e nas coisas criadas. Amar a Deus é amar a sua palavra, e se devotar a estudá-la e aprender Dele, através da revelação contida na Escritura Sagrada.
Nossa sabedoria, mentalidade, conhecimentos, intelecto, isto é, aquilo que nos difere da maioria dos animais, é e deve ser usado, como instrumentos de adoração a Deus, como? Estudando Teologia, adquirindo “conhecimento a respeito de Deus”.
Vivemos em uma geração facilmente influenciada pela visão de um líder carismático, e se for pragmático também, melhor ainda, pois responde a necessidade do mercado religioso. Poucos cristãos estão fazendo o esforço de pensar, refletir e julgar os fenômenos espirituais à luz da Bíblia, como fazia os Bereianos.

Talvez por isso existe tantas heresias e ensinos fraudulentos sendo difundidos em tantos púlpitos através de líderes despreparados e sem nenhuma estrutura bíblica para ensinar o povo.
Há um mandamento bíblico: "cresçamos na graça e no conhecimento..." (2Pe 3:18)
Tornamo-nos cativos de argumentos que derrubam todo esforço intelectual dentro das igrejas, substituindo a plenitude do Espírito, pela distração ministerial, promovendo doutrinas inúteis e uma vida fadada a mortandade espiritual.
A Boa teologia é aquela pautada nos textos bíblicos, que gera vida abundante, pra quem dela se vale, e que não satisfaz os caprichos humanos. Teologia nada mais é do que o entendimento de quem Deus revela ser e quais os seus feitos por nós.
Teologia diz respeito a vida diária, ao nosso relacionamento com Deus e com os outros, e a maneira como nós olhamos o planeta e a criação. Teologia envolve tudo o quê vemos, e até o que não vemos. Teologia são para aqueles que amam a Deus e que jamais gostariam de decepcioná-lo. Estudar teologia é um sinal de maturidade espiritual, como Paulo afirmou:
“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino." (1 Coríntios 13:11)

Não seja levado por qualquer onda de doutrina. Tenha raízes profundas nas Escrituras!

Pr. Rogério Ferreira
Fonte: guiame.com.br (texto adaptado)

Link