Quando era menino, jamais pensei que um dia seria um teólogo. Ser teólogo não é ser um profissional da fé, mas um vocacionado por Deus. Já ouvi muitos questionamentos sobre teologia, dentro das igrejas. E é quase uma unanimidade, entre irmãos de algumas delas quando dizem: “Cuidado, se estudar teologia perderá a fé!”. Há um desmerecimento da Teologia por parte de alguns líderes, talvez para justificar sua falta de interesse pelos estudos.
Uma pesquisa revela que 53% dos pastores atuais nunca leram a bíblia toda! Absurdo. O médico só exerce sua função após ser capacitado para isso, o advogado precisa estudar as Leis para então exercer seu ofício, e o pastor?
O Apóstolo Paulo afirma: "Procura-te apresentar a Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade" (2Tm 2:15)
Será que a teologia não é importante ou necessária nos dias de hoje?Tudo o que precisamos é somente declarar nosso amor por Jesus?
A reforma protestante nasceu como marco dessa mudança de paradigma. Teologicamente a igreja estava tão afastada do propósito de Deus, que se transformou em uma instituição voltada para dentro de si. Era necessário voltar para a iluminação das escrituras. Se hoje existem igrejas denominacionais, pentecostais, históricas, saibam que para isso houve a necessidade de uma reforma teológica, uma volta as doutrinas bíblicas.
Jesus afirmou que seu propósito era cumprir toda a lei, através da aplicação prática da doutrina no dia a dia, passava dias na sinagoga “ensinando” todo o povo, e João afirmou que Ele era a própria Palavra da Verdade. Deus ao longo da história levantou reformadores, que tinham como único objetivo despertar a igreja de sua apatia e carnalidade, trazendo novamente a reflexão teológica à tona. Enfim, Deus, contou, conta e sempre contará com os teólogos para re-escrever a história. Portanto, negar a teologia, é negar o próprio Deus.
A razão, em nossos dias tem dado lugar ao “sentir” e “perceber” como se a nossa relação com Deus fosse unicamente extra-sensorial.
Deus se revela na sua Palavra e nas coisas criadas. Amar a Deus é amar a sua palavra, e se devotar a estudá-la e aprender Dele, através da revelação contida na Escritura Sagrada.
Nossa sabedoria, mentalidade, conhecimentos, intelecto, isto é, aquilo que nos difere da maioria dos animais, é e deve ser usado, como instrumentos de adoração a Deus, como? Estudando Teologia, adquirindo “conhecimento a respeito de Deus”.
Vivemos em uma geração facilmente influenciada pela visão de um líder carismático, e se for pragmático também, melhor ainda, pois responde a necessidade do mercado religioso. Poucos cristãos estão fazendo o esforço de pensar, refletir e julgar os fenômenos espirituais à luz da Bíblia, como fazia os Bereianos.
Talvez por isso existe tantas heresias e ensinos fraudulentos sendo difundidos em tantos púlpitos através de líderes despreparados e sem nenhuma estrutura bíblica para ensinar o povo.
Talvez por isso existe tantas heresias e ensinos fraudulentos sendo difundidos em tantos púlpitos através de líderes despreparados e sem nenhuma estrutura bíblica para ensinar o povo.
Há um mandamento bíblico: "cresçamos na graça e no conhecimento..." (2Pe 3:18)
Tornamo-nos cativos de argumentos que derrubam todo esforço intelectual dentro das igrejas, substituindo a plenitude do Espírito, pela distração ministerial, promovendo doutrinas inúteis e uma vida fadada a mortandade espiritual.
A Boa teologia é aquela pautada nos textos bíblicos, que gera vida abundante, pra quem dela se vale, e que não satisfaz os caprichos humanos. Teologia nada mais é do que o entendimento de quem Deus revela ser e quais os seus feitos por nós.
Teologia diz respeito a vida diária, ao nosso relacionamento com Deus e com os outros, e a maneira como nós olhamos o planeta e a criação. Teologia envolve tudo o quê vemos, e até o que não vemos. Teologia são para aqueles que amam a Deus e que jamais gostariam de decepcioná-lo. Estudar teologia é um sinal de maturidade espiritual, como Paulo afirmou:
“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino." (1 Coríntios 13:11)
Não seja levado por qualquer onda de doutrina. Tenha raízes profundas nas Escrituras!
Pr. Rogério Ferreira
Não seja levado por qualquer onda de doutrina. Tenha raízes profundas nas Escrituras!
Pr. Rogério Ferreira
Fonte: guiame.com.br (texto adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário