Jesus foi a cruz! E ali ele realizou coisas maravilhosas em nosso favor. Você precisa saber o que JESUS FEZ POR VOCÊ?
1) JESUS SUBSTITUIU VOCÊ NA CRUZ
Antigo Testamento – Na aliança entre Yahweh e Israel no monte Sinai (Ex 24), o sistema sacrificial foi estabelecido como forma do povo se aproximar de Deus.
Os sacrifícios do AT tinham um caráter substitutivo, representativo e identificativo e traziam uma expiação provisória dos pecados. Quando um israelita pecava ele era culpado diante de Deus e seria punido, então este oferecia um animal (boi, cordeiro, bode, pássaro, de acordo com a renda) como sacrifício.
Este animal morria no lugar do israelita como um substituto; a morte do animal era a morte do ofertante, o pecado estava perdoado, a dívida daquele pecado estava pago.
Novo Testamento
Na nova aliança a forma de se aproximar de Deus continua sendo mediada pelo sacrifício, mas agora não com sangue de animais, os quais não solucionavam o problema do pecado, mas através do sacrifício completo e eficaz de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). O que substituição significa?
a. Eu e você deveríamos receber o castigo de Deus, merecíamos ir pro inferno por causa do pecado e culpa. Cristo morreu por nós; Cristo morreu pelos nossos pecados (1Co 15:3).
“Deus enviando seu próprio filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado...” Rm 8:3 (NVI)
Deus colocou nossos pecados sobre Jesus e Ele como nosso substituto recebeu a punição dos nossos pecados, a punição que pertencia a cada um de nós, a morte.
2) JESUS NOS RESGATOU NA CRUZ
Redenção é o pagamento de resgate, o preço de comprar algo.
Nós pertencemos a Deus, mas nos submetemos ao pecado e fomos escravizados estando debaixo do poder um inimigo do qual não podemos nos libertar.
Cristo é nosso redentor, veja o que diz as Escrituras:
Mc 10:45 “Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos.” Nós estávamos aprisionados, não conseguíamos nos libertar, mas o preço foi pago e o resultado é que agora somos livres do pecado e do diabo. Rm 6:14 “Pois o pecado não terá domínio sobre vós...”
Fomos comprados por alto preço, o sangue de Jesus, e agora pertencemos a Ele. Não servimos mais ao pecado, mas servimos a Cristo, vivemos pra ele e por ele.
Ef 1:7 “Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas de sua graça.”
3) JESUS FEZ PROPICIAÇÃO POR VOCÊ
Propiciação é o ato de afastar a ira divina através de um sacrifício que satisfaz a justiça de Deus.
A palavra hebraica kapar significa “encobrir,” “esconder,” no sentido de que Cristo na cruz do Calvário cobriu nossos pecados desviando a ira de Deus contra o pecado que tanto o desagrada.
É difícil para muitos pensar na ira de Deus, ainda mais em uma cultura onde se fala muito do amor de Deus, mas se esquece de que a ira e o juízo também é parte dos atributos do Altíssimo.
Deus é santo e justo, seus olhos são puros demais para contemplar o mal; O pecado é detestável (Hc 1:13) a Deus e não pode passar “em branco”. Sua santa justiça exige que o pecado seja punido e como pecadores estávamos sob a ira de Deus, “éramos por natureza filhos da ira...” (Ef 2:3)
Na cruz Jesus cobriu os nossos pecados, satisfez a justiça de Deus e desviou a ira divina de sobre nós redirecionando a si mesmo.
1 João 2:2 “Ele é a PROPICIAÇÃO pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”
1 João 4:10 “Nisto está o amor, não em que tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou, e enviou o seu Filho como PROPICIAÇÃO pelos nossos pecados.”
4) JESUS RECONCILIOU VOCÊ COM DEUS
Pense em uma ocasião em que você foi gravemente ofendido, apunhalado pelas costas e traído por alguém que você ama, como você se sentiu? A comunhão certamente foi quebrada, a confiança abalada e a amizade, já não é a mais a mesma a não ser que haja reconhecimento do erro, pedido de perdão, restituição e reconciliação.
Éramos inimigos, estávamos afastados, e nossas ações e pensamentos eram sempre contrárias ao caráter santo de Deus. Estávamos mortos espiritualmente impossibilitados de nos aproximar de Deus, de fazer qualquer coisa em relação ao divino.
Para chegarmos a Deus, ele tomou a iniciativa, e isso vem deste sempre, desde o Éden até os dias de hoje, Deus toma a iniciativa de reconciliação (2Co 5:18a), que não é nada mais do que “fazer as pazes,” (apokatallasso) trocar a inimizade pela amizade (Ef 1:10; 2:16; Cl 1:20-22).
Jesus Cristo removeu a parede da inimizade e nos deu o privilégio de sermos chamados Amigos de Deus!
Em Cristo, Deus estava reconciliando o mundo!
Cl 1:21-22 “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis.”
5) JESUS JUSTIFICOU VOCÊ DIANTE DE DEUS
O grande tema da Reforma Protestante (Lutero, Calvino, Zuinglio) e muito da história do Evangelicalismo (J. Edwards, C. Spurgeon, M. L. Jones, J.I. Packer, J. Stott, B. Graham) é a justificação pela fé.
Justificação é um ato instantâneo e legal da parte de Deus pelo qual Ele
(1) considera nossos pecados perdoados e a justiça (retidão) de Cristo como pertencente a nós e
(2) declara-nos justos à vista dele.(Wayne Grudem, teologia Sistemática, 604).
Justificação tem um senso legal, forense, pois nos dá o direito legal de estarmos diante de um Deus que é santo. Quando Jesus morreu na cruz do Calvário ele não só perdoou os nossos pecados, pagando a nossa dívida, mas também nos acrescentou sua retidão à nossa “conta espiritual.”
Se você me permite usar um exemplo financeiro para nosso entendimento:
Estamos em débito com Deus! Somos pecadores e nada do que fazemos pode creditar qualquer valor em nossa dívida com Deus. Essa dívida é impagável na perspectiva humana.
Jesus na cruz pagou a dívida completamente, anulando nossa dívida, ela não existe mais, nossa conta não está mais negativa, mas até então não está positiva, estamos “no zero” (cuidado aqui, “estamos no zero” é somente uma ilustração porque o perdão dos pecados já de incalculável valor). Então Cristo pagou nossa dívida, não estamos mais no negativo, no vermelho, mas não somente isso, ele creditou em nossa conta, estamos no positivo agora, pois Cristo imputou, nos revestiu com sua retidão e justiça.
Nossa dívida foi paga, nossa conta está positiva com Deus por causa dos méritos de Jesus na cruz.
Rm 3:28 “Concluímos pois que o homem é JUSTIFICADO pela fé, sem as obras da lei.”
Rm 5:1 “Sendo pois JUSTIFICADOS pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Temos nossa salvação assegurada pelos benefícios da cruz. Quão maravilhoso é saber o que JESUS CRISTO fez por nós! Como ignorar tamanho amor? É Incalculável sua Graça e Bondade por cada um de nós.
"Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". 1Coríntios 1:30
Deus te abençoe,
// Ap. Rogério Ferreira