Antigamente as crianças se divertiam brincando de Amarelinha, bolinha de gude, caçador, béts, pipa… hoje querem celular e notebook apenas.
A tecnologia transformou o mundo deles e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço. Quer q seus filhos retomem as brincadeiras do passado? nada melhor do que tirar algum tempo e ensinar q para brincar não é preciso gastar.
Uma boa opção é ensinar para eles as brincadeiras que você mais gostava e assim também brincar junto com eles.
Quem nunca brincou de "batata quente"? hehe, pique esconde, mãe cola, carrinho de rolimã, perna de pau! Era bom d+. Até q chegou o Atari.
Depois do Atari, o Master System, o Phantom, o Dynavision, o Mega Drive, o Super Nintendo, Neo Geo, Playstation, MP3, Mp4, smartphone...
e todas as brincadeiras que geravam relacionamentos de verdade, foram esquecidos com o tempo...
Sei também que as crianças de hoje, não são as mesmas de tempos atrás, hoje mais parecem adultos em miniatura, em relação às escolhas, opiniões e decisões. São alvos fáceis da inúmeras propaganda que vendem um mundo novo de tecnologia fascinante desejado por todas as crianças. Um mundo tecnologicamente perfeito, mas que não oferece emoção, sentimentos, sonhos e o mais importante de tudo, a criatividade.
Acho que não dá para negar a importância, bem como a entrada decisiva da tecnologia na infância, entretanto, não podemos esquecer o quanto era gostoso brincar na rua com bola, pipa, bets, roda, pega-pega e outras tantas, onde sem perceber através das regras das brincadeiras as crianças aprendiam uma série de conceitos, que hoje parecem ultrapassados.
As "brincadeiras eletrônicas" de hoje é que ajudam aos adolescentes terem acesso e prática daquilo q só era permitido aos maiores...Não por acaso, existe tanta gravidez na adolescência, solidão de adolescentes na frente de computadores, crianças mais introspectivas do que extrovertidas...
Não podemos fazê-los voltar ao passado, mas podemos orientá-los a conservar a pureza! "Salmo 119:9"... observando a Palavra!
Boaaaa
ResponderExcluir