segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Doutrina da Justificação



Sermos Justificados por Deus, o que isso realmente consiste?
Sermos livrados da sentença da condenação da Lei Divina é a benção fundamental da salvação de Deus: enquanto continuamos sob a maldição, não podemos ser nem santos nem felizes.

A Justificação é um Conceito Teológico e importantíssimo para o Cristianismo. 

Então o que é justificação? É um ato da livre graça de Deus para com os pecadores, no qual Ele os perdoa, aceita e considera justas essas pessoas diante dEle, não por qualquer coisa por eles feita, mas unicamente pela perfeita obediência e plena satisfação de Cristo, a eles imputada por Deus e recebidas só pela fé”.

O Apóstolo Paulo disse: "Tendo sido pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo". (Rm 5:1 - NVI)

A justificação, então, não se refere a alguma mudança produzida na atitude de uma pessoa, porém é exclusivamente uma mudança em sua posição em relação à lei. A justificação é diferente da santificação nesse aspecto.

Justificação é o ato da graça de Deus como Juiz, na elevada corte do Céu, pelo qual Ele dita que um pecador é libertado da penalidade da lei, e totalmente restaurado ao favor divino. É a declaração de Deus de que a parte acusada está totalmente de acordo com a lei; a justiça o desculpa porque a justiça tem sido satisfeita. Desta forma, é recebido em Seu favor e concedido o direito a todas as bênçãos que Cristo adquiriu para Seu povo, por Sua perfeita satisfação. Aleluia! 

“Como, pois, seria justo o homem para com Deus, e como seria puro aquele que nasce 
de mulher?” (Jó 25:4)

Ilustrando melhor essa doutrina para nossa melhor compreensão, veja:

1) o Juiz é o próprio Deus (Is 50:7,8)
2) o Tribunal é o Trono da Graça onde Ele está assentado (Hb 4:16)
3) o Réu é o pecador (Rm 3:18)
4) os Acusadores são três:
* a Lei (Jo 5:45)
* a consciência (Rm 2:15)
* e Satanás (Zc 3:2 e Ap 12:10)
5) o Réu tem uma defesa preparada a seu favor, chamada "Graça" através do Sangue de Cristo, que pagou por seu resgate tornando a Justiça completamente satisfeita (Rm 3:23-25)
6) o Advogado do Réu é o próprio Cristo que efetuou a propiciação dos nossos pecados. (1Jo 2:1,2)
7) a Sentença é uma só: "ABSOLVIDO" por causa do sacrifício e da Justiça de Cristo. (2Co 5:21)

Portanto, Justificação é uma Mudança Judicial onde nos tornamos isentos de culpa e totalmente aceitos e absolvidos pelo Juiz, através do Sacrifício de Cristo por nós, nos tirando da Posição de Condenação para uma posição de ACEITAÇÃO perante Deus, o Juiz.

Tal posição nunca poderia ser alcançada pelo nossa própria força, ou manifestando nossa justiça própria. Alguém deveria morrer para que a Justiça de Deus fosse satisfeita. E sabe quem foi este? Sim, o próprio Jesus, em substituição a nós, morreu a nossa morte, para que pudéssemos viver a Sua vida. É por isso que podemos viver, hoje, em plena comunhão e paz com Deus.
“Aquele (Jesus) que não conheceu o pecado (Justo), ele o fez pecado por nós; para que, NELE, fôssemos feitos JUSTIÇA DE DEUS”. (II Coríntios 5.21)

Em Cristo, já fomos feitos Justiça de Deus. Cristo assumiu o meu lugar de pecador para me fazer a Sua justiça. Mesmo que você não aceite esta verdade, de que você é a justiça de Deus, este fato já foi consumado.

Estamos em uma nova realidade em Cristo Jesus. Agora, neste exato momento, estamos na Presença de Deus sem Culpa, sem Medo, sem Inferioridade, como se o pecado nunca tivesse existido, chamando Deus de Pai e Ele nos chamando de Filhos.

O desejo de Deus é que vivamos a altura dessa Palavra tão libertadora. Você foi declarado aceito por Deus. Chega de viver debaixo de um jugo que não é pra você. Você não nasceu pra andar cabisbaixo, chorando pelos cantos, achando que você não é nada e mergulhado num profundo complexo de inferioridade, auto-rejeição e medo. Você nasceu pra dar Certo! E isto só é possível quando você entende sua posição diante de Deus, que é a de Justiça. Assim como você foi feito filho de Deus, você também foi feito a Justiça de Deus. Declare para você mesmo e para toda hoste espiritual isto: Eu Sou Justiça de Deus!

"Portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus" (Rm 8:1) 

Ap. Rogério Ferreira

Um comentário:

Link