terça-feira, 6 de março de 2012

Tenha uma Visão, Missão e Metas


O princípio da Visão é a chave para se entender a Liderança. Visão é uma imagem clara do que se pretende alcançar. Quem possui uma Visão já deu o primeiro passo rumo à Liderança.

Mas não basta ter uma Visão. Precisa haver dedicação no sentido de agir em função dela.
Uma Missão, portanto, é simplesmente uma Visão levada à ação.

A história de Neemias revela que ele tinha a Visão de reconstruir as muralhas de Jerusalém. Sua missão era levar essa visão à realidade. Ele apresentou um plano de reconstrução dos muros da cidade santa ao Rei Artaxerxes e trabalhou até ver o muro reerguido e sua visão concluída. Neemias é um dos melhores exemplos de liderança da História.

Pensar continuamente na Visão nos induz à ação. Chamamos isso de Missão. Porém, é preciso ainda uma série de passos específicos, mensuráveis, para cumprir a Missão. Esses passos chamamos de Metas.

As Metas constituem o programa a ser desenvolvido para se cumprir a Missão e então, tornar realidade a Visão do Líder.

É uma coisa grandiosa ser consumido pela Visão de um mundo evangelizado - ter a imagem clara de cada pessoa assumindo um compromisso com Cristo. Mas devemos saber que nossa Missão é trabalhar incansavelmente para levar o evangelho às pessoas e criar, sob a direção de Deus, Metas necessárias para levar a cabo a Missão até que se veja realizada essa Visão.

É a Visão que dá base e sustentação a todo ato de liderança. Sem Visão não pode haver uma Missão adequada. Sem Missão não há possibilidade de um produtivo programa de Metas.
Não só o Líder, mas também seus seguidores devem assimilar a Visão. É necessário haver uma comunicação precisa do líder para seus seguidores, sobre o que se pretender realizar e alcançar. Você deve saber que para alcançar a Visão, vai precisar de uma forte determinação para vencer dificuldades e eliminar obstáculos que naturalmente surgem no caminho de todo líder.

Todo líder Visionário sente uma Insatisfação Otimista, que faz com que ele saia da sua Zona de Conforto e corra atrás de alcançar suas metas. Diferente da Insatisfação Pessimista, que é sombria, preguiçosa, crítica e anula o potencial do indivíduo, a Insatisfação Otimista ela inspira o Líder a agir em fé e a confiar em Deus para a realização da Visão.


(Neemias 2:17) - Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio. 


Neemias preocupou-se com o seu povo. Neemias chorou, lamentou, orou e jejuou. Buscou forças fora de si mesmo; identificou-se com os seus liderados; assumiu a responsabilidade para cumprir a sua visão (Neemias 1).

Neemias se preocupou com a organização e motivou as pessoas antes de delegar as atividades e responsabilidades; encheu os seus liderados de esperança em relação à reconstrução (Neemias 2).

Neemias colocou a obra diante de si, delegando tarefas a grupos específicos. Havia todo o tipo de trabalhadores e o resultado foi surpreendente. Neemias não teve medo de delegar responsabilidades; foi capaz de enxergar os obstáculos e vencê-los.

Neemias soube enfrentar os ataques pessoais: Os inimigos sempre aparecem! Não foi diferente com ele. Sambalá, Tobias e Gesém tentaram de todas as maneiras tirar Neemias do foco, do projeto que estava comprometido. A primeira tentativa foi uma conspiração de assassinato (6:1-4); a segunda foi a da calúnia (6:5-9); e a terceira tentativa se constituiu numa clara traição (6:10-14).

Precisamos aprender aqui algumas lições:
1) O verdadeiro líder não se deixa desencorajar por ataques pessoais injustos;
2) O bom líder se preocupa com a causa em que está envolvido;
3) O líder de Deus não se cansa enquanto não vê a obra das suas mãos concluída.

Neemias foi um líder persistente, pois determinou a necessidade, buscou a vontade de Deus, recrutou pessoas, formou uma equipe unida, organizou o trabalho, delegou responsabilidades para a realização do projeto, transmitiu de forma clara a sua visão aos liderados, motivava constantemente a sua equipe. Desta forma, e com tantas qualidades, pode atingir o alvo sem concessões em 52 dias!

Neemias era:
1) Um homem de oração;
2) Um homem de coragem;
3) Ele era um homem que manifestou um interesse genuíno pelas pessoas;
4) Ele era um homem que tinha uma clara visão do seu projeto;
5) Ele era um homem com decisões firmes;
6) Ele era um homem com muita empatia;
7) Ele era um homem que aceitou as responsabilidades do projeto.

Neemias é um modelo de Líder, pois:
1) Ele ergueu o moral de seus liderados;
2) Ele foi generoso na apreciação e no encorajamento;
3) Ele tratou imediatamente das causas potenciais das fraquezas quando o povo estava desencorajado por causa do cansaço e desiludido por causa da ambição e usura da parte dos seus irmãos ricos;
4) Ele restaurou a autoridade da palavra de Deus;
5) Ele era hábil na organização.

Quem não procura realizar a Visão, sofre de estagnação espiritual. Acaba vivendo uma inquietação de espírito e consequentemente, desenvolve uma atitude de crítica àqueles que trabalham.

Aprenda o caminho do êxito. Visão, Missão e Metas!

Shalom,

Pr. Rogério Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link