Se você achar que todos os dias da vida serão sempre dias de alegria, de felicidade, sem dor, choro ou tristeza, você estará enganado. Alguns crentes extremistas e equivocados poderão dizer "tá amarrado"; mas na prática todos nós sabemos que ninguém está isento de passar por dias de sofrimento.
A vida nos ensinou desde cedo a correr atrás de tudo o que queremos, mas será que a vida nos ensinou a lidar com a perda, com o luto, com a dor e o sofrimento?
O sofrimento mostrou sua cara de forma dolorosa no segundo mais trágico incêndio ocorrido no Brasil. Nos albores do dia 28 de janeiro de 2013, uma tragédia aconteceu em Santa Maria, cidade universitária do próspero estado do Rio Grande do Sul. A boate Kiss pegou fogo e mais de duzentos e trinta jovens e adolescentes pereceram, asfixiados pela fumaça tóxica. Sonhos foram interrompidos. Carreiras brilhantes terminaram abruptamente. Casamentos marcados não puderam se concretizar. Pais que esperavam seus filhos voltar ao lar, acordaram sobressaltados pela amarga notícia, de que seus filhos haviam morrido naquela fatídica noite. O sofrimento foi tão grande que a nação inteira chorou diante dessa tragédia. Ninguém, por mais forte, consegue lidar com esse sofrimento, estribado em suas próprias forças. Somente a graça de Deus pode nos assistir nessas horas. Somente a graça de Deus pode nos dar ânimo para prosseguir.
A dor das perdas, do luto e das lembranças amargas dói mais do que a dor que fustiga nosso corpo. Eis a questão: Será Deus culpado por todo o nosso sofrimento?
É comum diante de grandes tragédias e desastres pessoas dizerem: "porque Deus permitiu?", "onde estava Deus nessa hora?"; você mesmo já deve ter falado ou ouvido isso. Os ateus aproveitam para querer desmoralizar a Deus, contestar a Bíblia e pior, muitos cristãos não sabem sequer responder questões como essas.
A Bíblia nos mostra, de forma clara e contundente, que Deus não é e nunca será a origem do mal. Dizer que Deus permite tragédias e sofrimento para produzir castigo ao ímpio também é um equívoco. Todo castigo já foi realizado em Jesus Cristo, para que a humanidade fosse livrada exatamente de toda dor e condenação.
Isaías 53:5,6 "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos".
A Bíblia nos mostra que Adão usou de forma errada o seu arbítrio, escolhendo por desobedecer a Deus. A desobediência da criação desde o genêsis lançou o universo em um ambiente de sofrimento. Nós aprofundamos o sofrimento por frequentemente errarmos em nossas escolhas. O homem tem sido desde a criação, insistente em desobedecer e se rebelar contra Deus.
Romanos 3:12 diz: "não há justo sequer, não há quem faça o bem".
Todo o cosmos sofreu com a desobediência do homem. As coisas só não piores hoje porque a graça de Deus foi a nós entregue para que o mal não nos dominasse por completo. Ficamos por um fio diante de Deus nos tempos de Noé. Um único homem nos bancou para estarmos vivo hoje. Não fosse ele ser justo e íntegro diante de Deus, a humanidade toda estaria destruída.
A graça e a bondade de Deus tem sido emprestada ao homem até agora, dando inclusive a oportunidade do homem ímpio, a possibilidade de "amar" seus filhos por exemplo. Sua natureza é terrível e se não fosse a misericórdia de Deus, todos já estariam consumidos e nem um ser vivente sobraria pra contar história. Quando o homem nasce de novo, a graça que era antes emprestada, agora se torna nosso próprio patrimônio.
Toda vez que você marca uma agenda e um compromisso futuro, você está fazendo um "ato de esperança", pois você não sabe se vai existir até lá. Deus é quem te banca! Por causa dEle você subsiste.
Deus é bom! Ele é benigno! Ele é amor (1Jo 4:8). Jesus Cristo seu Filho, vivendo num ambiente de paz e alegria, entrou em nosso mundo de sofrimento, para que eu e você, através dEle, pudéssemos agora entrar no seu ambiente.
Além do mais, nos ensinou como amenizar o sofrimento...
"Ame a Deus sobre todas as coisas" e você poupará o seu sofrimento...
"Ame o seu próximo como a ti mesmo" e você poupará o sofrimento do outro...
Podemos, dizer como Paulo: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação”. Oh, bendita graça! Graça sublime! Graça que nos salva, nos fortalece e nos capacita e lidar vitoriosamente com o sofrimento.
Se volte pra Deus, pois Ele é longânimo e não quer que ninguém pereça mas que todos cheguem ao pleno conhecimento da Verdade (1Tm 2:4)
Apocalipse 21:4 "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."
E que o Senhor conforte e console o coração daqueles que estão sofrendo agora.
Shalom,
Ap. Rogério Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário