quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dom de Línguas, verdadeiro ou falso?

Decidi escrever este post depois de receber esse vídeo no facebook. É um vídeo que fala sobre o DOM DE LÍNGUAS e ele menospreza esse dom, como sendo desnecessário e inclusive falso. Pois bem, caso queiram assistir o vídeo, está aí abaixo e logo em seguida minha refutação em vários pontos que julguei necessário esclarecer, contrariando todo o conteúdo deste vídeo!


Segue minha refutação e esclarecimento bíblico acerca desta prática cristã, tão importante.

1- A Bíblia fala da línguas dos homens e dos anjos (1 Co 13.1).

2- João Batista falou que Jesus batizaria com o Espírito Santo e também com fogo, fazendo alusão ao Revestimento de Poder (Mt 3:11)

3- Jesus precisava ir ao céu para o Espírito Santo vir a terra, por isso, você não encontra narrativas dele orando em línguas (Jo 16:7)

4- Ele prometeu o Espírito Santo aos crentes e o revestimento de poder que seria proporcionado aos que recebessem o dom (Lc 24:49)

5- O Pentecostes foi a primeira experiência, os discípulos foram confundidos por estarem embriagados, e suas línguas eram idiomas de várias nações reunidas em Jerusalém (At 2:1-13)

6- Pedro anunciou que quem se convertesse estaria apto a receber este dom também, o batismo no Espírito Santo (At 2:38,39)

7- Os gentios (não judeus) receberam o dom de línguas, e aqui não tem menção nenhuma serem idiomas de nenhuma nação estrangeira e sim a "glossolalia" que magnifica a Deus. (At 10:44-47)

8- Em Éfeso, o batismo no Espírito Santo e o falar em línguas "estranhas" é transferido pela imposição de mãos (At 19:1-6). Além de falar em línguas, profetizavam! Profecia é outro dom do Espírito Santo! (1Co12:10)

9- Não devemos ser ignorantes quanto aos dons espirituais (1 Co 12.1)

10- O dom de línguas é chamado de "língua desconhecida", portanto, não é um idioma inteligível e que se entende naturalmente como inglês, espanhol, francês, alemão, etc... (1Co 14:2)

11- Quem fala em línguas não fala aos homens, por isso os homens não entendem, mas fala em espírito mistérios com Deus (1Co 14:2)

12- Paulo ensina que quem fala em línguas "desconhecidas" edifica a si mesmo (1Co 14:4)

13- Paulo desejava que todos falassem em línguas (1 Co 14.5)

14- diz também q nem todos falam em outras línguas (1 Co 12.29,30)

15- As línguas "desconhecidas" são um sinal para os descrentes, infiéis, enquanto que a profecia, um sinal para os crentes. Cada dom cumpre um papel específico e não deve ser rejeitado! (1 Co 14:22)

16- Paulo também ensina que as línguas "desconhecidas" tem seu lugar no culto a Deus, quando nos reunimos. (1Co 14:26).

17- Ele ensina sobre fazer tudo com ordem e decência, não querendo que as "línguas desconhecidas" tomem conta do tempo de todo o culto, mas também não diz em MOMENTO ALGUM para se CALAR e não falar. Apenas diz para não atrapalhar o andamento do culto, da liturgia, pois sua finalidade não é pública e nem coletiva e sim edificação própria. O versículo diz: "...se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus" (1Co 14:28)

18- A interpretação e a profecia, por ter característica pública e não pessoal, tem prioridade no Culto, mas não significa que o dom de línguas não tem valor, ou deva ser menosprezado! (1Co 14:29-31)

Escrevi de próprio punho, logo que vi este vídeo, horrível por sinal, uma verdadeira aberração, contrária ao ensino verdadeiro das Escrituras, e que precisa ser confrontado pois transmite uma heresia ao Corpo de Cristo!

Como defensor da fé e da verdade bíblica, decidi escrever afim de ajudá-los a esclarecer essa prática, tão importante na fé cristã.

"Meu povo perece, por que lhe falta conhecimento..." Oseias 4:6

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." 1 Timóteo 4:16

"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos" 2 Timóteo 4:2-4

Cheio do Espírito Santo e falando diariamente em outras línguas,
com amor, Ap. Rogerio Ferreira.

2 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=fMo4sDQifF8

    ResponderExcluir
  2. vejam ese video explica melhor sobre o verdadeiro e o falso don de linguas https://www.youtube.com/watch?v=fMo4sDQifF8

    ResponderExcluir

Link