quarta-feira, 2 de março de 2011

Quem é Deus?


Uma pergunta curiosa, importante para todo cristão e necessária para aqueles que duvidam da existência e do caráter de Deus. Abaixo segue alguns atributos do Deus Criador.


1) DEUS É AUTO-EXISTENTE
Uma das mais verdades sobre Deus que mais gera temor e humildade é que Ele é absolutamente livre de qualquer necessidade ou dependência. Sua existência, a plenitude de Sua vontade, e Sua felicidade ou beneplácito não dependem de ninguém ou de nada fora de Dele mesmo. Ele é o único ser que é verdadeiramente auto-existente, auto-sustentador, auto-suficiente, independente, e livre. Todos os outros seres derivam suas vidas e felicidade de Deus, mas tudo que é necessário para a Existência de Deus e perfeita felicidade é encontrada Nele mesmo.


Deus não possui falta ou necessidade, e não é dependente de ninguém. Ensinar ou mesmo sugerir que Deus fez o homem porque Ele estava solitário ou incompleto é absurdo e até mesmo blasfemo. A Criação não é o resultado de alguma falta em Deus, mas o resultado de Sua plenitude ou do transbordar de Sua abundância. Ensinar que Deus de alguma forma precisa da nossa ajuda para fazer as coisas funcionarem corretamente no mundo é igualmente absurdo e blasfemo. Ele não criou porque tinha uma necessidade, mas porque Ele desejou fazer conhecida a superabundância de Suas perfeições, glória e bondade.


A auto-suficiência de Deus é uma declaração de Sua infinita grandeza e Sua posição exaltada acima de Sua criação. Todas as coisas dependem Dele para Sua própria existência e, no entanto Ele não depende de ninguém.

(Atos 17:24) - O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 

(Atos 17:25) - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; 

2) DEUS É IMUTÁVEL
A palavra imutável vem do Latin immutabilis [in ou im, não + mutabilis, mutável ou alteração]. Outras palavras como inalterável, constante, e fiel são também proveitosos para a compreensão desse atributo divino. A imutabilidade de Deus significa que Ele nunca muda em Seus atributos ou conselhos. Deus não cresce, evolui, ou desenvolve porque Ele já é perfeito. Ele não pode reduzir, deteriorar, ou regredir porque sendo assim Ele não seria mais Deus. O que Deus é, Ele sempre tem sido, e sempre será. Ele não muda Sua mente, ou sobrepõe um decreto sobre o outro. Ele não faz uma promessa e depois muda Seu voto. Ele não ameaça e depois deixa de cumprir. Isso é especialmente confortante, já que a possibilidade do Deus Todo-Poderoso repentinamente se tornar mal ou de súbito mudar Sua mente é completamente terrível. A imutabilidade de Deus é um dos mais importantes atributos porque Ele nos garante que Ele e Sua Palavra serão os mesmos ontem, hoje e para sempre. Ele é o único constante no Universo, o único Ser Digno de absoluta confiança


(Malaquias 3:6) - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. 
(Hebreus 13:8) - Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

3) DEUS É ETERNO

Um dos mais incríveis atributos de Deus e um dos muitos que O distingue de toda a criação, é a Sua eterna existência – Ele não teve início nem terá fim. Nunca houve um tempo em que Ele não tenha existido e nunca haverá outro em que Sua existência cessará. Ele é antes de todas as coisas e permanecerá depois de todas as coisas terem passado. A eternidade de Deus não significa simplesmente que Ele tem e irá existir por um número infinito de anos, mas também que Ele é atemporal e perene, sempre existindo e nunca mudando. Nenhuma outra pessoa ou coisa criada compartilha esse atributo com Ele. Nós somos por apenas um momento, mas Ele é para sempre. Nós fomos causados por Ele, mas Ele não foi causado por ninguém. Nós dependemos Dele para nossa própria existência, mas Ele não depende de nada. Nossa existência terrena passa como a areia na ampulheta, mas Ele sempre permanece. Ele era Deus, é Deus, e será Deus para sempre.

(Salmos 90:2) - Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. 



Extraído do livro: O Único Deus Verdadeiro (Paul Washer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link